PUBLICIDADE

Alta Floresta: produtores rurais têm até setembro para declararem imposto

PUBLICIDADE

A prefeitura de Alta Floresta alerta aos produtos rurais que o prazo para entregar a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é de 20 de agosto a 28 de setembro. O documento é obrigatório para pessoas física ou jurídica, inclusive na condição de isento, que seja proprietário, titular do domínio ou possuidor de qualquer título. O recolhimento do imposto deve ocorrer em até quatro parcelas iguais e mensais, devendo a primeira ser paga até 28 de setembro. As demais parcelas até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros

Existem três formas de entregar a DITR. A primeira opção é enviar a declaração pela internet através do Programa Gerador da Declaração (PGD) do ITR relativo ao exercício de 2011 – única opção que a Receita Federal aceitará para a pessoa física que tenha imóvel rural com área total igual ou superior a mil hectares. Também é obrigado a declarar aquele proprietário de área superior a 500 hectares.

A apresentação da DITR por PGD também é obrigatória para propriedades com 200 hectares. Os demais produtores deverão entregar a DITR por meio de mídia removível.

A terceira alternativa é utilizar um formulário específico, de papel, disponível nas agências e lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Cada formulário pode ser retirado mediante pagamento de uma taxa mínima a ser pago pelo contribuinte, valor que já inclui o preço da postagem do material. O produtor que entregar a declaração depois da data programada poderá pagar multa, cujo valor mínimo será estipulado pela receita.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Definidas regras para trabalho em feriados em Sinop

A prorrogação da portaria do Ministério do Trabalho que...

Salário dos trabalhadores do comércio em Sinop sobe 4,5% e vai para R$ 1,7 mil

O salário dos trabalhadores do comércio em Sinop foi...
PUBLICIDADE