PUBLICIDADE

Agronegócio fortalece o setor econômico de Sinop

PUBLICIDADE

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, com o apoio financeiro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio cresceu o dobro do PIB nacional calculado pelo IBGE em 2011. Além disso, o setor, que é destaque econômico e social é, também, responsável por ampla geração de empregos em Sinop, uma cidade que cresce em ritmo nacional e internacional.

Um recente balanço realizado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração da cidade apontou um saldo positivo para a economia sinopense em 2011, sendo a atuação da agropecuária um fator de grande importância para o crescimento em ritmo acelerado.

Sinop é a 7ª cidade brasileira (apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE) no ranking das cidades de médio porte, a 6ª cidade no país com maior número de obras públicas em andamento, somando 37 no total, e a 5ª cidade brasileira em construção de casas populares, segundo dados da Prefeitura Municipal.

Esses números são, certamente, resultado de um trabalho sólido realizado em parceira entre a Administração Municipal e as empresas que apostam em Sinop. Entre elas, empresas do setor do agronegócio.

O crescimento privado em geral, equivale a mais gente trabalhando, morando e gerando renda em Sinop e isso, como consequência direta faz com que o município cresça e tenha que se expandir em educação, saúde, habitação e infraestrutura para condicionar todo o progresso.

Tradição e geração de empregos

Para o Secretário de Indústria e Comércio, Nevaldir Graf, a Frialto é uma empresa tradicional e genuinamente sinopense. "A Frialto é uma empresa 100% da cidade, o que significa que ela investe seus resultados diretamente em Sinop. Além disso, acreditou no potencial do município antes mesmo de recebermos outros investimentos, e hoje se destaca como a terceira empresa geradora de empregos na cidade e a primeira em seu setor, ressalta Graf".

O prefeito Juarez Costa ressalta: "Como gestor público, acredito em especial na força de empresas pioneiras no setor privado e agropecuário de nossa cidade, principalmente por poder visualizar os investimentos, em especial da Frialto, como uma aposta certa de retorno".

Consciente de seu papel na sociedade, desde o início de suas atividades em 1996, a Frialto é responsável atualmente pela geração de 800 empregos diretos, o que vale dizer que, aproximadamente, 3.200 pessoas dependem de sua atividade.

"Como administrador é no mínimo uma obrigação apoiar o desenvolvimento econômico de empresas como a Frialto. E como cidadão sinopense, acredito que todos os envolvidos nessa matemática: Administração Pública, servidores, empresa, fornecedores e consumidores formam a cadeia evolutiva que fecha e salienta esse processo, tendo como principal beneficiária desse trabalho a sociedade sinopense", completa o prefeito municipal.

História
O Frialto iniciou sua história com a inauguração da indústria de Sinop, em 1996. Em pouco tempo, outras unidades foram sendo construídas e adquiridas, e hoje possui cinco unidades frigoríficas em três estados brasileiros (MT, MS e RO), dos quais três são em Mato Grosso nas cidades de Sinop, Matupá e Nova Canaã do Norte.

O frigorífico é desenvolvido primordialmente com carne bovina e conta com uma capacidade instalada de 2.500 cabeças/dia em suas três unidades em funcionamento no estado. A empresa conta, ainda, com duas Transportadoras, dois Confinamentos e um Centro de Distribuição localizado em São Paulo.

O Frialto é o segundo maior frigorífico em capacidade de abate no estado de Mato Grosso, e sua carne está presente em países da América do Sul, América Central, Europa, Ásia e África.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha mais de 7,5 mil novas empresas em 11 meses

Na capital do Nortão, 7.521 novas empresas de micro,...

Moradora de Mato Grosso vence reality show nacional com projeto de empreendedorismo periférico

Com 66,53% dos votos, a empreendedora mato-grossense, Diela Nhaque,...

Fluxo de passageiros deve subir 12% no aeroporto de Sinop no fim de ano

Aproximadamente 20 mil embarques e desembarques são esperados no...
PUBLICIDADE