PUBLICIDADE

Volume de crédito na economia cai pela primeira vez desde 2009

PUBLICIDADE

O volume total de crédito do sistema financeiro caiu pela primeira vez em três anos. Segundo dados divulgados há pouco pelo Banco Central (BC), as operações de crédito somaram R$ 2,026 trilhão em janeiro, queda de 0,2% em relação a dezembro.

De acordo com o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, foi a primeira vez desde fevereiro de 2009 que o volume de crédito apresentou queda em relação ao mês anterior. Na relação com o Produto Interno Bruto (PIB), soma de tudo o que a economia produz, o crédito caiu de 49,1% em dezembro para 48,8% no mês passado.

De acordo com Maciel, a queda em janeiro foi puxada pelos empréstimos e financiamentos às empresas. A queda de 7,3% do dólar no mês passado, ressaltou, também interferiu no saldo das operações associadas a moedas estrangeiras. Ele explicou que a queda foi sazonal e reflete a moderação do crédito normal no início do ano.

"É normal uma acomodação do crédito nesta época do ano, mas, este ano, a moderação veio um pouco mais significativa", declarou. Ele disse que o BC espera que o estoque de crédito volte a crescer em fevereiro. "Foi uma variação pontual, que não deve ser observada nos próximos meses".

Maciel manteve a estimativa de crescimento de 15% do volume de crédito em 2012, mas informou que o BC revisará a projeção no próximo mês. Segundo ele, os empréstimos e financiamentos devem encerrar o ano em 51% do PIB.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fluxo de passageiros deve subir 12% no aeroporto de Sinop no fim de ano

Aproximadamente 20 mil embarques e desembarques são esperados no...

Mais de 95 milhões de pessoas recebem hoje a 2ª parcela do décimo terceiro

Cerca de 95,3 milhões de brasileiros recebem um dos...
PUBLICIDADE