PUBLICIDADE

Crédito para consumidores deve aumentar 11%

PUBLICIDADE

A concessão de crédito deve crescer 11% em 2012, com ritmo de crescimento similar ao do ano passado, estima a CNC (Confederação Nacional do Comércio) em balanço divulgado nesta quinta-feira (12). Ainda segundo a entidade, o crescimento será impulsionado por fatores como o ajuste das medidas macroprudenciais, a queda da taxa básica de juros e o crescimento da renda e emprego esperados no segundo semestre de 2012.

Sobre o ano passado, a CNC mostra, com base em dados do Banco Central, que o crescimento de novos empréstimos ao consumidor foi de 12,2%. No geral, considerando empresas e consumidores, o crescimento foi de 9,9%, considerando o mesmo período. Já a estimativa é que a concessão de crédito feche o ano com 10,7% de expansão.

Desaceleração no ano
No ano passado, diz a confederação, o mercado de crédito apresentou trajetória de desaceleração, por consequência das medidas macroprudenciais de contenção de crédito adotadas em 2010, que, basicamente, encareceram o crédito de longo prazo para as pessoas físicas.

Em novembro de 2011, o BC promoveu a retirada parcial das medidas macroprudenciais adotadas para corrigir uma expansão exagerada do crédito, ao diminuir os requerimentos de capital e reduzir a taxa de juros para financiamento inferiores a 60 meses, além de facilitar as condições de entrada para financiamento de veículos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio da cesta básica em Sinop tem 3ª queda consecutiva

O relatório mensal do levantamento de preços dos alimentos,...

Sinop: inflação tem recuo impulsionado por habitação, transporte e alimentação

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao...

Sinop: 56% dos empresários não pretendem realizar ação de vendas no Dia das Crianças, aponta relatório

Relatório do centro de informações socioeconômicas da Unemat, encomendado...
PUBLICIDADE