quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Edital de ferrovia que passa por Lucas R. Verde pode sair até dezembro

PUBLICIDADE

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), foi tema do seminário promovido pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal no município de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), na última sexta-feira (8). A expectativa do Governo Federal é de que o edital para a construção do trecho seja publicado ainda em dezembro de 2013. Entre os palestrantes estavam Clauber Santos Campello, Gerente de Projetos de Ferrovia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Bruno Rotta Júnior, assessor técnico da Gerência de Infraestrutura da Empresa de Planejamento Logístico(EPL).

De acordo com o Clauber, está mantido para dezembro deste ano o início do processo de licitação para o trecho. A única pendência é a definição, por parte do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre a modalidade da concorrência a ser adotada. Ele garante que todos os estudos necessários já foram concluídos pela ANTT. O representante da EPL destaca que a moblilização é grande para a efetivação deste projeto de integração das ferrovias do País, lembrando, contudo, de sua complexidade.

A Fico é a primeira parte de um projeto gigantesco que atende pelo nome de Ferrovia Transcontinental (EF-354). No Plano Nacional de Viação, a EF-354 é planejada com 4.400 quilômetros de extensão. Ela segue da Norte-Sul, região de Uruaçu (GO) para o sudeste, cortando o Sul do Distrito Federal (DF) e Minas Gerais, até o litoral fluminense. Para o oeste, o plano indica a passagem por Água Boa, Canarana e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, seguindo na direção de Vilhena e Porto Velho, em Rondônia e passando pelo Acre até a divisa fronteira com o Peru, na localidade de Boqueirão da Esperança, informa a assessoria.

A ferrovia terá uma ex- tensão de 1.638 km, partindo da Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO), até chegar em Vilhena(RO). O projeto da ferrovia será executado em duas etapas e terá investimentos de R$ 6,4 bilhões. O trecho a ser construído na primeira etapa sairá de Campinorte (GO), cruzará Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Lucas do Rio Verde. Entre Campinorte e Lucas do Rio Verde a ferrovia terá a extensão de 1.040 quilômetros. Para o trecho entre Lucas do Rio Verde e Vilhena (RO) com 598 quilômetros, a ser construído na segunda etapa, deve ser investido o to- tal de R$ 2,3 bilhões.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE