PUBLICIDADE

Sorriso perde liderança no ranking de maior economia agrícola

PUBLICIDADE

Sorriso perdeu o posto de maior economia agrícola entre os municípios brasileiros. Em 2012, o município baiano de São Desidério, passou a liderar ao movimentar R$ 2,3 bilhões e superou a capital nacional do agronegócio. A informação, divulgada esta manhã, faz parte da pesquisa Produção Agrícola Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vice-líder no ranking em valor de produção, Sorriso registrou R$ 2,06 bilhões em 2012. Mas continua sendo o maior produtor de soja (1,9 milhão de toneladas, ou 3% da produção nacional) e milho. O valor da produção cresceu 9,1%, devido à produção de milho 124,6% maior.

Ano passado, Desidério teve 35,2% de aumento no valor da produção. Sorriso e São Desidério têm se alternado na primeira posição em valor de produção nos últimos anos. São Desidério liderou em 2007 e 2010. Em 2009, foi a vez de Sorriso, que também liderou em 2008, informa a Agência Brasil.

Maior produtor de algodão do país, São Desidério foi responsável por 12,4% da produção brasileira desse cultivo (48,9% da produção baiana) e teve forte participação na produção de soja, que rendeu ao município o 11º lugar no ranking nacional da soja (23,5% da safra baiana).

Segundo o secretário municipal de Agricultura de São Desidério, José Marques, a produção é concentrada basicamente nas mãos de grandes produtores estrangeiros, como a Xinguagri, subsidiária do Grupo Multigrain (da japonesa Mitsui), e brasileiros, como a Fazenda Busato. “Algumas áreas chegam a 90 mil hectares, mas há também pequenos agricultores”, comentou. Ele contou que a agricultura no município ganhou força nas décadas de 70 e 80, com a migração de fazendeiros do Sul do país, atraídos pela geografia e pelo clima favorável do oeste baiano.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sinop ofertam 370 novas vagas de empregos

Empresas sediadas na capital do Nortão estão divulgando 370...
PUBLICIDADE