PUBLICIDADE

Sinop: pesquisa aponta queda da inflação em agosto

PUBLICIDADE

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Sinop, no mês passado, fechou em 0,10%. Se comparado ao mês de julho, quando fechou em 0,18%, o índice desacelerou e caiu 0,8 pontos percentuais. “É praticamente zero. O resultado pode ser em função da concorrência em lojas de departamento, principalmente nos segmentos de móveis e eletrodomésticos. Além das compras pela internet”, explicou, ao Só Notícias.

O levantamento, feito pelo departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), indica que dos nove grupos, que compõem o índice, três contribuíram para a redução, artigos de residência (-3,78%), transportes (-0,49%) e habitação (-0,03%).

A comunicação registrou aumento de 1,75%, vestuário 0,82%; Alimentação e bebidas 0,74%; Saúde e cuidados pessoais 0,38%. Já as despesas pessoais e educação ficaram estabilizadas.

O IPC mede a variação dos produtos e serviços consumidos pelas famílias que ganham entre um e 33 salários mínimos, por mês.

Em julho, conforme Só Notícias já informou, a desaceleração maior foi na comunicação (-1,77%). Em junho, foi no segmento de artigos de residência (-6,15%), em maio, alimentos (-4,21%). Abril, transportes (-0,68%). Em março, alimentos teve a maior alta (+2,80%).

A pesquisa é desenvolvida pelo departamento de Economia da Unemat em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Maior lago ornamental do Brasil está em condomínio de luxo em Sinop

Sinop acaba de ganhar um marco inédito no mercado...

Indústrias sinopenses chegam a R$ 6,7 bilhões em produtos exportados; China é cliente principal

Indústrias do agronegócio sediadas em Sinop alcançaram 6,8% de...

Indústrias de Alta Floresta chegam a R$ 1,2 bilhão em produtos exportados

Indústrias do agronegócio sediadas em Alta Floresta (300 km...
PUBLICIDADE