terça-feira, 3/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Prazo para entrar com ação do Plano Verão termina este mês

PUBLICIDADE

O Procon-MT alerta os consumidores que o prazo para executar a ação civil pública do Plano Verão contra o Banco do Brasil encerra no dia 24 deste mês. Podem exigir a devolução do dinheiro perdido com o plano todos os consumidores que possuíam caderneta de poupança com aniversário entre 1º a 15 de janeiro de 1989 e que mantiveram saldo na conta até fevereiro de 1989.

A normativa que criou o Plano Verão, explica a superintendente do Procon-MT, Gisela Viana, determinava que os saldos das cadernetas de poupança, em fevereiro de 1989, fossem atualizados com base no rendimento acumulado das Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e não mais pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPC). “Com isso, os bancos não creditaram a diferença devida no percentual, de 20,46%, nas cadernetas de poupança, gerando perdas ao consumidor. A ação civil pública foi proposta pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec)”, informa a superintendente, lembrando que mesmo que o titular da poupança já tenha falecido o valor devido poderá ser solicitado pelos herdeiros.

Para reaver os valores perdidos, os consumidores devem entrar com ação através de advogado de sua confiança ou fazer contato com o Idec (http://idec.org.br). “É necessário conseguir os extratos de janeiro e fevereiro de 1989. O consumidor deve solicitar esses documentos por escrito junto à instituição financeira e, devido a greve dos bancários, poderão utilizar o site www.consumidor.gov.br”, lembra a superintendente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Equipe técnica vistoria aeroporto no Nortão visando implantar sinalização para voos noturnos

Uma equipe técnica da secretaria estadual de Infraestrutura e...

Aeroporto de Alta Floresta teve 44 mil passageiros ano passado

O Aeroporto de Alta Floresta teve 44,1 mil passageiros,...
PUBLICIDADE