quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Bancários entram em greve em Mato Grosso; Sinop, Sorriso, Lucas e Mutum aderem

PUBLICIDADE

As agências bancárias de Mato Grosso amanheceram fechadas hoje em decorrência da greve da categoria. Os trabalhadores de Cuiabá, Rondonópolis e das 11 agências de Sinop, segundo o representante do sindicato local, aderiram a paralisação por tempo indeterminado. Em Sorriso, das cinco unidades apenas os funcionários do Banco do Brasil aderiram. Em Lucas do Rio Verde são onze instituições e apenas a Caixa Econômica Federal está fechada. Em Nova Mutum são três unidades e o Banco do Brasil foi a única a aderir. O sindicato dos bancários ainda deve realizar levantamento do número de agências fechadas.

Em assembleia geral realizada, na quinta-feira (25) à noite, a categoria decidiu rejeitar a proposta de aumento de 7% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban). As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial de 12,5%, aumento na Participação nos Lucros e Resultado (PLR), Vale-cultura para toda categoria, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, fim das demissões e da rotatividade, mais contratações, proibição às dispensas imotivadas, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações. A luta da categoria também engloba mais segurança nos bancos com a prevenção contra assaltos e sequestros.

“Nossa categoria está unida e foi em decisão unânime que os bancários rejeitaram a proposta dos bancos. São R$ 28,5 bilhões de lucro dos seis maiores bancos somente neste semestre, e mesmo assim, os bancos insistem em não valorizar seus trabalhadores que adoecem e sofrem diariamente. Chega de desrespeito, por isso, nossa greve vem forte para lutar por melhorias para toda população. Nossa defesa é pelas vidas das pessoas enquanto que os bancos só pensam nos lucros”, disse o presidente do sindicato mato-grossense, José Guerra, após a assembleia que decidiu pela greve.

(Atualizada às 10h20)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE