PUBLICIDADE

Registro de inadimplência sobe 9,56% em maio

PUBLICIDADE

O número de pessoas inadimplentes registrado no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) cresceu 9,56% em maio, em relação ao mesmo mês de 2013, a maior variação para esse tipo de comparação desde janeiro de 2010, quando teve início a série histórica. Na comparação com abril desse ano, o crescimento foi 1,38%, segundo os dados apresentados hoje (9).

O SPC Brasil informa ainda que havia cerca de 55,04 milhões de CPFs levados para registro no SPC ao final de maio. Em abril, eram 53,8 milhões de inadimplentes. Segundo a economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues, esse é o “resultado de um grande aumento de acesso ao crédito, combinado a um aperto monetário, de alta de juros”.

Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro, a inadimplência identificada nos últimos meses tem sido influenciada por fatores como inflação, crescimento da massa salarial e desaceleração da atividade econômica como um todo.

O número total de dívidas em atraso aumentou 5,21% na comparação com maio de 2013. Boa parte desse aumento está relacionada às dívidas bancárias. De acordo com o estudo divulgado hoje, no segmento bancos, a alta de dívidas responde por 38% do aumento total de dívidas em atraso.

Outros setores, no entanto, acabaram ganhando espaço na taxa de inadimplência, segundo Luiza Rodrigues, dando como exemplo o segmento de comunicação, que engloba contas de internet, serviço de TV por assinatura e telefone. Segundo ele, o setor representou 23% do aumento total da inadimplência no país. “Em parte isso se deve em parte à popularização desses serviços”, explicou a economista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senador e ex-ministro farão palestra na Norte Show em Sinop; Flávio Bolsonaro é esperado

O senador Rogério Marinho, o ex-ministro da Agricultura Antônio...

Envio de declaração do Imposto de Renda começa na próxima semana; veja regras

A Receita Federal divulgará na próxima segunda-feira (16) as...

Sinop inicia semana com empresas e indústrias contratando mais de 240

As empresas sinopenses cadastradas no Sistema Nacional de Emprego...
PUBLICIDADE