
Cristiano afirmou que o Procon municipal, nestes casos, não pode fazer muita coisa, porém, deixou claro que o órgão nacional tem cobrado uma posição do governo. “Existe esta manifestação no Brasil para tentar ver o que é possível fazer. Eu quero ressaltar que estes aumentos não são repassados pelas concessionárias, mas a gente tem cobrado a forma com que elas trabalham na prestação dos serviços”, informou.
Para o diretor, os aumentos devem ser implementados e, com esta previsão, os consumidores devem preparar o bolso. “Sinceramente acredito que vai ter mais aumento e as pessoas devem estar preparadas. E fica também o alerta para que os consumidores equilibrem o consumo de energia. É importante não deixar aparelhos ligados na função “stand by”, trocar lâmpadas fluorescente e incandescentes por LED, entre outras coisas. Qualquer dúvida, o consumidor deve procurar o Procon”.
Conforme Só Notícias já informou, o Procon de Sinop adotou algumas medidas contra a concessionária de energia elétrica do Estado devido a 82 denúncias ou reclamações realizadas por consumidores. A maioria delas seria em relação ao aumento da tarifa (cerca de 270% em apenas três meses).
Houve reunião com representantes da empresa, na semana passada, para discutir o assunto. A empresa tentou justificar o aumento no valor das contas apontando a alteração no faturamento das tarifas. Antes, a medição se dava durante o período de 27 dias. Agora passou para 33 dias. Por causa disso, algumas faturas chegaram com cobrança de 47 dias de consumo, o que aumentou consideravelmente o valor das contas.
Outro ponto contestado seria o aumento da bandeira e a carga tributária, que lesa o consumidor devido ao mapeamento da cidade. O Procon alertou que a empresa tem deixado de informar a população sobre a alteração da data e possíveis impactos sobre os valores.
O consumidor que reunir documentos e provas a cerca desses itens, devem procurar a unidade e denunciar a concessionária para que se sejam ressarcidos de tais prejuízos.


