PUBLICIDADE

Nortão: empresários cobram e governo promete rever ações que “emperram” setor madeireiro

PUBLICIDADE

Empresários e lideranças entregaram ao vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, pedido para que o governo reveja algumas situações que, segundo eles, estão “emperrando” o setor de base florestal na região Norte. O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), Gleisson Tagliari, explicou, ao Só Notícias, que o governo estadual assumiu os “equívocos” e prometeu atender à solicitação. “A receptividade foi muito boa. Estamos caminhando. Talvez não na velocidade que gostaríamos, mas acreditamos que as mudanças ocorrerão”, afirmou.

Um dos principais pontos cobrados é a revogação do decreto 545, que prevê incidência de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre matéria-prima “in natura” (tora). “Isso é muito ruim para um setor que contribui com encargos, como o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e não suportamos uma carga tributária maior. O governo prometeu rever a questão imediatamente. O compromisso assumido é a revogação ou a regulamentação do decreto, de maneira que não incida sobre a matéria-prima in natura”.  

Os empresários aproveitaram o encontro para pedir também alteração na Instrução Normativa 07, que estabelece, a partir deste mês, 60 centímetros de diâmetro mínimo de corte em áreas que sofreram exploração seletiva. “Inviabiliza muito a nossa região, principalmente Sinop, pois, todos sabem que em muitas áreas, nestes 25 anos, houve algum tipo de exploração seletiva. Após a cobrança, tivemos acesso à minuta de um novo decreto do governo, que prorroga a aplicação por tempo indeterminado, até que se comprove, por meio de estudos técnicos, a eficácia ou não desta medida”.

Segundo Gleisson, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) ainda se comprometeu a melhorar o sistema Sisflora (portal de comercialização e transportes dos produtos florestais) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “O Sisflora sempre está fora do ar. A gente sabe que não funciona no Brasil inteiro, mas, como estamos em Mato Grosso, esperamos que o governo estadual faça o dever de casa. Fávaro também adiantou que uma equipe de Brasília está no Estado para viabilizar o CAR, para que possamos regularizar as propriedades. Foram cobranças no sentido de dar subsídio ao governo para que as ações sejam tomadas”.

Também participaram do encontro e intermediariam os pedidos do setor extrativista o senador José Medeiros (PPS), o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco (DEM) e Pedro Satélite (PSD), além de vereadores de Sinop. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas em Juara contratam para 73 vagas em diversas áreas

Foram divulgados, essa semana, 73 postos de trabalho no...

Receita Federal passa a publicar lista de devedores contumazes; R$ 25 bilhões

A Receita Federal divulgou a primeira lista de contribuintes...

Sorriso oferta mais de 50 vagas de emprego em 26 funções; salários chegam a R$ 6 mil

Empresas e indústrias de Sorriso estão contratando, essa semana,...
PUBLICIDADE