PUBLICIDADE

Sindicato diz que Estado tem déficit habitacional de 80 mil casas

PUBLICIDADE

Mato Grosso tem déficit habitacional de 80 mil unidades, conforme levantamento do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado (Sinduscon). Só em Cuiabá e Várzea Grande é 30 mil. “Entendemos o índice como alto, e precisa ser trabalhado com urgência. Entretanto, esse número de 80 mil está estável há 2 anos, quando conseguíamos construir de 10 a 15 mil unidades todo ano. Não conseguimos mais diminuí-lo por uma série de dificuldades”, afirma o presidente do Sinduscon, Julio Flávio Miranda,

Em Cuiabá, há 5 mil casas prontas, mas ainda sem aprovação da prefeitura. A não aprovação de projetos é um grande obstáculo para a construção civil, mas o maior contratempo é devido à CAB. “Em Cuiabá, nossa maior complicação é a disponibilidade de distribuição de água e esgoto”, diz Miranda. Ele explica que na região central a distribuição é mais tranqüila por conta da ETA São Sebastião, entretanto, nas regiões mais afastadas, como no Coxipó e na saída para Chapada dos Guimarães, onde há unidades prontas, a situação agrava.

No programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, existe 5 mil unidades com obras paralisadas em Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Rondonópolis, Campo Novo e Lucas do Rio Verde.

As construtoras dos residenciais entraram com recuperação judicial. A Caixa Econômica e o Banco do Brasil rescindiram os contratos e ainda vão iniciar novo processo para contratação. “Enquanto isso as casas vão deteriorando e a necessidade de aporte fica cada vez maior”, aponta o presidente do Sinduscon.

O sindicato ainda afirma que o governo de Pedro Taques não apresentou nenhuma proposta de política pública para o setor habitacional. “O governo estadual poderia, por exemplo, entrar com a contrapartida para iniciar empreendimentos”, sugere Julio Flávio, que lembra o modelo da Casa Paulista, em São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso divulgam mais de 100 vagas de empregos para técnicos, instrutores e outros setores

Empresas e indústrias em Sorriso divulgaram 104 novas oportunidades...

Sinop supera Rondonópolis no número de novas empresas

Sinop teve 134 novas empresas em diversos segmentos de...

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...
PUBLICIDADE