domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Detentos serão recambiados em janeiro para presídio de Sinop

PUBLICIDADE

Está tudo pronto para a inauguração do novo presídio de Sinop, que começa a receber em janeiro os cerca de 170 detentos que estão na cadeia sinopense, que continua lotada. O presídio está com 98% das obras concluídas e falta definir a data de inauguração (que já foi adiada por pelo menos 3 vezes). O presídio tem 9 mil metros quadrados tem capacidade para abrigar 326 detentos. São 40 celas coletivas com capacidade para 16 presos cada, 16 celas individuais e 09 para isolamento. Também possui quadras de esportes, salas para aulas, espaço para visitas e encontro íntimo, além da área administrativa que fica na parte da frente do prédio. Foi construída a 12 quilômetros da cidade, no bairro Alto da Glória, e receberá presidiários de todo o Nortão, desde Nova Mutum a Alta Floresta.

Segundo o secretário adjunto de Justiça de Mato Grosso, Sebastião Ribeiro Filho, a obra foi entregue pela empreiteira e inspecionada por fiscais do Governo do Estado e do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça. Mas, segundo o secretário, mesmo estando pronto e recebendo os detentos na primeira quinzena, a inauguração deve ficar para depois do dia 23 de janeiro.

Em Sinop o presídio resolverá um dos maiores problemas de segurança pública enfrentado pela população. Superlotada e sem estrutura, a cadeia funciona no centro da cidade e não oferece segurança aos moradores. No início de janeiro os mais de 150 detentos começam a ser transferidos para o presídio.

A unidade foi construída com recursos do Governo Federal, em parceria com o Estado e o município, que doou o terreno, com investimentos de aproximadamente R$ 12 milhões.

O presídio leva o nome do ex-delegado Osvaldo Florentino Leite Pereira – conhecido como Ferrugem- que atuou muitos anos no Nortão. Ferrugem ficou tetraplégico e foi obrigado a usar cadeira de rodas, após levar um tiro durante uma operação, mas mesmo assim continuou trabalhando e recusou a aposentadoria. E ficou muito conhecido na época, por fazer a prisão de um criminoso que atuou na região e no município de Castelo dos Sonhos (PA), conhecido como “Rambo”.

Os 159 funcionários que farão parte do efetivo da nova unidade já foram selecionados e estão passando pelo processo de contratação.

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE