PUBLICIDADE

STF nega liberade para madeireiro preso em Mato Grosso na operação Curupira

PUBLICIDADE

O empresário Osmar Alves Queiroz teve pedido de Habeas Corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça. Ele foi preso em junho deste ano pela Polícia Federal durante a Operação Curupira. A operação investigava uma quadrilha envolvendo funcionários públicos, madeireiros e despachantes, acusados de atuar no desmatamento, transporte e comercialização ilegal de madeira, principalmente nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia.

A decisão é da 5ª Turma do STJ. A Turma seguiu entendimento do relator do processo, ministro Felix Fisher. Queiroz é sócio das empresas Madeplacas e American Woods e foi apontado como o maior operador do esquema que utilizava Autorização de Transporte de Produtos Florestais de empresas fantasmas.

O pedido de Habeas Corpus já havia sido negado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Os desembargadores entenderam que há indícios de materialidade e autoria que justificam a manutenção da prisão do empresário.

De acordo com a decisão, a prisão é fundamental para garantir a ordem pública, tendo em vista que o desmatamento e a devastação causados pela quadrilha seriam grandes e, segundo demonstrou a investigação policial, o grupo teria estruturação, articulação e mobilidade suficientes para continuar atuando, caso soltos.

No STJ, a defesa de Queiroz alegou haver constrangimento ilegal por falta de fundamentação para manter a prisão preventiva. O ministro Fischer destacou que a prisão preventiva se justifica pela gravidade do papel que a denúncia imputou a Queiroz no esquema.

O ministro Fischer lembrou que, dos 144 mandados de prisão temporária expedidos durante a Operação Curupira, apenas 11 se sustentam até hoje, o que demonstra a forma criteriosa com que o caso vem sendo tratado pela Justiça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem incêndio em shopping no Mato Grosso

Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram, esta manhã, o...

Lançado programa de combate à desnutrição dos povos indígenas em MT; R$ 3 milhões

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural...

Incêndio causa danos em residência em Lucas do Rio Verde

As chamas ocasionaram danos parciais a um imóvel de...
PUBLICIDADE