PUBLICIDADE

Terra tremeu sábado e ontem no Nortão

PUBLICIDADE

Sábado à noite, a terra voltou a tremer no Norte de Mato Grosso. O tremor, de 4,5º na Escala Richter, foi em Porto dos Gaúchos ( 150 km de Sinop). A estcação do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília, instalada na região, registrou o abalo. Os professores Lucas Barros, chefe do OBSIS e Vasila Marga, informaram, agopra há pouco, que o tremor “foi percebido pela população de Porto dos Gaúchos, de São João e de Tabaporã além de registrado em Brasília, pelos sismógrafos do Observatório Sismológico”.

Ontem à tarde, por volta das 15:00h, outro sismo, mais fraco (chamado pós-abalo), foi percebido pela população de Tabaporã – 40 km a norte da área epicentral. O tremor de sábado foi o terceiro de magnitude acima de 4.0 observado este ano. Os dois anteriores aconteceram em 23 de março (magnitude 4,7) e 20 de julho (magnitude 4,3). “Vale ressaltar que nessa mesma área sismogênica, além desses três, outros sismos significativos já aconteceram. Em 10 de março de 1998, magnitude 5,1 e em 31 de janeiro de 1955, 6,6, entre outros. O Observatório Sismológico da UnB vem estudando a sismicidade dessa área com estações sismográficas instaladas no local desde março de 1998, com resultados já publicados”, afirmam os professores que são especialistas no assunto.

O último tremor, em 20 de junho, foi de 4,3 na Escala Richter, com epicentro em Porto dos Gaúchos e que o tremor foi sentido mais fortemente nas cidades de Tabaporã, Porto dos Gaúchos e no distrito de São João. O tremor durou aproximadamente 10 segundos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT nomeia 1,2 mil professores aprovados em concurso

O governo de Mato Grosso nomeou, ontem, um total...

Bombeiros localizam criança que desapareceu em área rural de Mato Grosso

Uma criança de quatro anos que havia desaparecido nas...

Acidente envolvendo carro deixa um morto em rodovia de Sinop

Uma mulher, identificação ainda não confirmada, morreu há pouco,...
PUBLICIDADE