PUBLICIDADE

GAECO faz apreensões em hotel em Sinop em operação de sonegação

PUBLICIDADE

Computadores, notas e demais documentos de um hotel na avenida dos Tarumãs em SInop, de propriedade do fiscal Ari Garcia, (ex-chefe da Exatoria de Fazenda de Sinop) foram apreendidos, hoje de manhã, durante a operação Quimera, feita pelo GAECO – Grupo de Apoio ao Combate ao Crime Organizado- do Ministério Público de Mato Grosso, que visa prender empresários e fiscais de impostos da Secretaria Estadual de Fazenda.

O promotor Paulo Cesar Filho explicou que há apenas um mandado de prisão para ser cumprido em Sinop e não foi informado quem é o acusado, nem se foi preso.
Acompanhado de um oficial de Justiça e de um chaveiro, o promotor ficou mais de três horas no hotel que chegou a ficar fechado. Hóspedes e funcionários não entravam e saíam enquanto eram procurados documentos.

A operação está sendo desencadeada em 20 cidades mato-grossenses. Mais de 10 fiscais estaduais já foram presos e estão em um batalhão da PM em Cuiabá.
O promotor Mauro Zaque calculou que cerca de de R$ 400 milhões deixaram de ser arrecadados aos cofres públicos no esquema de sonegação que envolve, principalmente, negociação da terceira via – através da qual são computados os valores a serem recolhidos em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A delegada Luzia Machado, titular da Delegacia Especializada Fazendária e Administração Pública, informou que o esquema envolvia fiscais estaduais que ofereciam aos empresários a exclusão do valor correspondente a operação de ICMS por percentuais que variavam entre 1 a 4% do valor da nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE