sexta-feira, 11/julho/2025
PUBLICIDADE

Projeto de Reflorestamento será apresentado amanhã em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Office National Forêts (ONF Brasil) vão realizar amanhã (19) o II Seminário do projeto de Reflorestamento para Seqüestro de Carbono, no auditório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev). O encontro vai reunir professores, alunos e técnicos da UFMT, técnicos e dirigentes dos órgãos ambientais, instituições de ensino superior de Mato Grosso e organizações não-governamentais (ONGs). O objetivo é divulgar os trabalhos técnico e científico na comunidade universitária e sociedade mato-grossense.

O seminário visa ainda divulgar o projeto nos seus aspectos conceituais e as atividades de pesquisas que vem sendo desenvolvidas na Fazenda São Nicolau, por meio do convênio de Cooperação UFMT/ONB BRASIL. O encontro conta com apoio do Comitê Científico Consultivo do projeto, formado por profissionais, especialistas nas áreas de biodiversidade, silvicultura, economia e meio ambiente, geografia, e outras afins. Esse grupo tem a função de discutir as orientações técnicas e científicas do projeto.

O engenheiro florestal José Vespasiano L. Assumpção fará a apresentação geral do projeto na abertura do seminário, às 8h30. O palestrante convidado é o geógrafo Hervé Thery da Universidade de São Paulo (USP/CDS). Ele vai abordar o projeto no contexto brasileiro. Em seguida, o professor Carlos Alberto Passos, da UFMT, falará sobre ´´Silvicultura – caracterização dos plantios´´. O biólogo Juan Maro Kersul de Carvalho vai encerrar as atividades no período da manhã com o tema ´´Programa de Educação Ambiental´´.

O engenheiro florestal José Vespasiano L. Assumpção vai iniciar os trabalhos no período da tarde, às 14 horas, com o tema ´´Carbono – metodologia de campo e estoque´´. As professores Zaíra Mendonza e Walcylene Scaramuzza, da UFMT, irão falar sobre ´´Carbono das folhas e madeira – metodologia e resultados´´. Em seguida, o professor Otávio Peres Filho, da UFMT, abordará o tema ´´Entomologia – monitoramento das flutuações populacionais de Insetos na fazenda e controle das pragas´´; e o biólogo Itamar Camaragibe L. Assumpção, da UFMT, falará sobre ´´Monitoramento da fauna vertebrada´´.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE