segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Fiscalização de queimas em Sinop terá auxílio de força-tarefa

PUBLICIDADE

Começa hoje e vai até dia 15 de setembro o período de proibição de queimadas. Até mesmo a queima controlada em Mato Grosso, de acordo com portaria conjunta n° 01 editada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), fica proibida. Quem desobedecer, estará sendo notificado e autuado com pesadas multas.

Segundo a portaria, o período de proibição se faz necessário porque nesta época do ano as queimadas provocam significativos efeitos prejudiciais ao ecossistema com fortes reflexos à saúde humana. Em conformidade com o parágrafo primeiro do artigo 1° está fora da proibição “a queima de canaviais e para controle fitossanitário, desde que autorizadas e em horários especiais, determinados pelo órgão ambiental competente”.

A autorização para queima controlada no período de 16 de setembro a 31 de dezembro será expedida pelo Ibama. O pedido de autorização de queima poderá ser protocolado em qualquer unidade “mas será centralizado nas Gerências Executivas para efeito de monitoramento, controle e expedição”.

Na região de Sinop, a fiscalização será intensificada. O Nortão responde pela maioria dos focos de queimadas do Estado. A equipe que está atuando na força-tarefa do Ibama, combatendo o desmatamento ilegal, vai auxiliar na fiscalização, com o uso de dois helicópteros.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...
PUBLICIDADE