PUBLICIDADE

Presidente da OAB Colíder defende postura firme contra ëxplosão cursos jurídicos”

PUBLICIDADE

O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Colíder, Herlon Coelho, fez um alerta a categoria ao destacar que a conduta individual do advogado é posta à prova diariamente, tornando a credibilidade “uma exigência constante em sua vida”. Foi durante a inauguração da área de lazer da subseção, evento que contou com a presença do presidente da OAB em Mato Grosso, Francisco Faiad. Herlon cobrou uma postura firme com o que ele chamou de “explosão dos cursos jurídicos”.

Ele destacou que a necessidade de uma “tomada de posição mais efetiva” e a preocupação com o tema, não se devem – ao contrário do que se especula – a preocupação meramente corporativa. “Nões de Direito, ao meu ver, deveriam ser fornecidas desde o ensino fundamental para alicerçar a crença de uma cidadania m ais participativa” – ele frisou. “O que preocupa é o produto de um ensino que, na maioria das vezes, não busca o cidadão, mas o lucro”. 

Por competência legal, lembrou o dirigente da OAB em Colíder, a Ordem dos Advogados é chamada a se manifestar nos processos de abertura de novos cursos, mas que cabe ao Conselho Nacional de Educação, órgão do Ministério da Educação, a última palavra.  Herlon disse que há casos em Mato Grosso de cursos ministrados de madruga ou em horários pré-matutinos, em salas improvisadas de escolas de ensino fundamental, usando carteiras destinadas a crianças e adolescentes. Há situações, segundo ele, em que durante o dia funciona outro estabelecimento e, à noite, a faculdade de Direito. “Algo está muito errado” – acrescentou.

 Herlon Coelho destacou que a OAB não opinaria em contrário a nenhuma instituição que atendesse cuidadosamente aos critérios exigidos por lei, por entender que o ensino jurídico tem um papel político maior, justificação social bem mais profunda. “O ensino jurídico sem qualidade atinge toda a Justiça, na medida em que compromete a formação dos operadores de Direito – advogados e magistrados – e, em última análise, o conceito de cidadania e democracia” – frisou.

 
“A Ordem é lume para a cidadania, garantia de equilíbrio nas relações jurídico-institucionais, busca da paz social, mas é também a arena dos muitos heróis que se lançaram na guerra contra o preconceito, o medo, a violência, a tirania, o terror, a censura, a missão e todas as formas de justiça” – acrescentou o presidente da OAB em Colíder, ao ressaltar, por outro lado, o alerta pela unidade de forças dentro da entidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE