segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo do Estado investe em qualificação para gerar mais empregos

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso comemora neste domingo (1º de Maio) o Dia do Trabalhador. Mais uma vez, o Estado tem motivos de sobra para comemorar, já que as ações voltadas à classe trabalhadora apresentam resultados significativos.

Dados do Sine/MT revelam que, de janeiro a março deste ano, 3,7 mil profissionais foram colocados no mercado de trabalho. Esse número inclusive já supera o mesmo período do ano passado, quando foram empregados 3,1 mil trabalhadores. Em 2004, o Sine superou em 100% as metas do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), empregando mais de 18 mil pessoas. A meta para 2005 é preencher mais de 22 mil vagas.

Entre as principais ações do Governo está o incentivo à qualificação profissional, o que aumenta as oportunidades para o trabalhador desempregado. Só a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) oferece gratuitamente mais de dez cursos de capacitação aos cidadãos mato-grossenses. Em dois anos, já foram qualificados mais de 26 mil trabalhadores.

E as mulheres também têm muito a comemorar neste Dia do Trabalhador. A Setec vem contribuindo no processo de inclusão da mulher no mercado de trabalho, oferecendo espaço ao segmento feminino dentro do público beneficiado com os cursos de qualificação. Profissões, que antes eram exclusivamente exercidas por homens, agora também são desempenhadas por mulheres.

De acordo com o secretário adjunto de trabalho e emprego da Setec, José Rodrigues, o orçamento de 2005, destinado à qualificação é de R$ 1,5 milhão. “Além do recurso do Governo Federal, a Setec conta com o apoio de parcerias da iniciativa privada, ou seja, empresas de renome em todo país que investem para a realização de projetos sociais. Nós entendemos que o desemprego reflete na segurança pública e torna-se um problema social. As pessoas precisam de um trabalho para que saiam do programa de assistência social e possam entrar no processo produtivo”, ressaltou o secretário.

A classe trabalhadora também conta com outra forma de incentivo do Governo de Mato Grosso, através do Micro Crédito. O programa beneficia pequenos empreendedores de baixa renda, que desejam ampliar ou iniciar seu próprio negócio. “Em um ano de existência, esse sistema de financiamento já aprovou 484 propostas de crédito. Isso comprova o surgimento de oportunidades”, disse a Coordenadora do Micro Crédito, a assessora especial da Setec, Idirenes Queiroz Amaral.

Para a Secretária Terezinha Maggi, as atividades desenvolvidas pela Setec para incluir o cidadão no mercado de trabalho apontam uma série de conquistas. “O Estado vem implementando ações voltadas ao combate à exclusão. O emprego é o mínimo de direito de todo cidadão. Lutamos para que todos possam comprar seu próprio alimento, fruto do suor do trabalho. A política de qualificação profissional tem como maior objetivo a geração de emprego e renda”, destacou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE