PUBLICIDADE

Sem-terra invadem mais fazendas no Nortão

PUBLICIDADE

A problemática fundiária que aflige a Região de Norte de Mato Grosso está colocando em risco o setor produtivo. O número de invasões cresceu neste ano de 2005 e várias fazendas foram invadidas por trabalhadores rurais sem-terra. Há cerca de 09 dias, 03 fazendas tiveram suas sedes literalmente invadidas no município de Nova Guarita (Gleba Gama).

150 famílias de trabalhadores rurais sem-terra ligados a Comissão Pastoral da Terra abandonaram o acampamento e invadiram as fazendas Comabran, Jacomedy e Galatto. Os funcionários e os proprietários estão impedidos de entrarem na sede das fazendas, e há denuncias que estão matando os animais.

A Comissão Pastoral da Terra-CPT alega que as fazendas são improdutivas e que estão na lista da reforma agrária. “Estamos aguardando uma resposta do INCRA. Caso não venha, vamos invadir mais fazendas”, afirmou José Freitas.

As verdes pastagens que abrigam o rebanho bovino, ovino, caprino e as plantações do milho e arroz, ganham um contraste com a construção de barracos de lonas. As maquinas agrícolas estão nos galpões e a lavoura no ponto de colher. „ Não podemos fazer nada. Sequer garantir o direito de propriedade”, desabafou Aldo Comabran.

Os trabalhadores rurais sem-terra montaram „guaritas de vigilância” nas porteiras das fazendas. Os funcionários e proprietários estão sendo proibidos de entrarem na sede da fazenda. ” Isso é um absurdo. A Gleba Gama virou terra sem-lei” declarou Valdir Frithz.

Os produtores rurais ingressaram com pedidos de reintegração de posse na Comarca de Terra Nova do Norte. Enquanto aguardam a decisão da justiça, os trabalhadores sem-terra, saqueiam e matam os animais das fazendas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre homem internado após consumir bebida adulterada em festa em Mato Grosso

Um homem de 33 anos, natural de Nova Brasilândia,...

Sistema Fiemt nova unidade do Senai no Nortão, com investimento de R$ 11 milhões

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, esteve em...

IFMT anuncia ampliação do programa Solo Vivo

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou...

Governo de MT lança guia de integridade nas contratações públicas

O governo de Mato Grosso lança, nesta terça-feira, o...
PUBLICIDADE