PUBLICIDADE

Queda de boeing: delegado diz em Sinop que pilotos têm culpa

PUBLICIDADE

O delegado Ramon Almeida Silva acaba de entregar ao juiz federal em Sinop, Charles Frazão, pedido de prorrogação de 30 dias para concluir o inquérito preliminar sobre o acidente com o boeing da Gol, no dia 29 de setembro, na região de Peixoto de Azevedo, onde morreram 154 pessoas. O juiz está enviando o pedido ao Ministério Público Federal para emitir parecer. O delegado disse que existem provas esclarecedoras e indícios que apontam a contribuição dos pilotos do jato Legacy para a queda, mas que outros fatores também estão sendo investigados.

Ele confirmou que, até agora, a PF indiciou apenas os pilotos Joseph Paladino e Jean Lepore, que retornaram aos Estados Unidos, há poucos dias, depois de terem seus passaportes retidos por mais de 60 dias, e não descartou o indiciamento de outros possíveis culpados. “As investigações vão prosseguir, se existir indícios de que outra pessoa tenha concorrido para o crime, essas pessoas serão indiciadas”, destacou.

“Estamos apurando todas as causas da colisão, todas as possíveis causas. Chegamos a conclusão com indícios de que os pilotos concorreram para o acidente, mas eles não têm dado causa exclusivamente. Estamos apurando outros indícios que tenham contribuído para a queda”, acrescentou.

Ele explicou que a nova prorrogação é necessária para que sejam ouvidos dois controladores de vôos de Manaus (AM) que trabalhavam no dia do acidente, envolvendo o jato, de uma empresa norte-americana. A Justiça já havia concedido, em outubro, prorrogação de 30 dias para que o inquérito fosse concluído.

Além da oitiva dos controladores devem ser feitas perícias em documentos do inquérito, que retratam as transcrições de dados de voz da caixa-preta do Legacy. “O material vai ser encaminhado para um laudo pericial para que a gente possa ter uma visão técnica melhor do assunto”, acrescentou. Mesmo sendo prorrogado, o delegado não confirmou se concluirá o inquérito em 30 dias, mas praticamente descartou nova oitiva dos pilotos. O relatório parcial das investigações feitas até agora pela PF também foi entregue para a Justiça Federal de Sinop

(Atualizada às 23h10.)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aniversário de Sinop também terá show de Matheus Fernandes

O cantor e compositor MPB Matheus Fernandes de Paivá,...

Pesquisa desenvolve mudas de bananeiras in vitro para beneficiar pequenos produtores em MT

Projeto de pesquisa em Mato Grosso está desenvolvendo técnicas...

Princípio de incêndio causa estragos em loja no Nortão

O fogo danificou as instalações de uma empresa agropecuária,...
PUBLICIDADE