sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Incêndios em áreas florestais deixam municípios do Nortão em alerta

PUBLICIDADE

Cinco municípios do Nortão entraram em estado de ‘alerta verde’ na última segunda-feira, após registrarem incêndios em áreas florestais. O satélite NOAA, pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco), detectou mais de mil focos de incêndios no Nortão nos últimos dez dias.

Em Apiacás, Matupá, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Peixoto de Azevedo a situação é mais agravante. Só nestes cinco município estão cerca da metade dos focos de calor registrados desde o último dia 12.

Os números demonstram a falta de conscientização de parte da população, já que desde o dia 15 de julho estão proibidas as queimadas em todo o Estado. Apesar da redução dos incêndios em comparação com anos anteriores, as intensas campanhas realizadas neste período não estão conseguindo tirar o Estado da liderança do ranking das ‘queimadas’.

O Proarco já detectou 4.167 queimadas no Mato Grosso, somente no mês de agosto. O Estado conseguiu passar da primeira colocação, em julho, para a segunda, perdendo para o Pará nos focos registrados.

Nos últimos dias aumentou a fumaça na região e, conseqüentemente, o número de atendimentos nos hospitas e postos de saúde, por problemas respiratórios. O período de proibição de queimadas no Estado vai até o dia 15 de outubro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista é condenado por acidente que matou motociclista no Nortão

Um motorista foi condenado por homicídio culposo e lesão...

Audiência pública discute soluções atividade garimpeira no Nortão

Na noite desta quinta-feira, foi realizada em Peixoto de...

Acusado de executar homem com 17 tiros em Lucas será levado a júri popular

Um dos suspeitos de assassinar João Rafael Fernandes, de...

Mato Grosso tem 12 mil cadastros ambientais rurais validados em um mês

Com um mês vigente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR...
PUBLICIDADE