sábado, 18/maio/2024
PUBLICIDADE

Índios liberam a BR-163 mas retomarão bloqueio ao meio-dia

PUBLICIDADE

A BR-163 foi novamente liberada hoje de manhã, pelos índios das tribos Caiapós, Apiakás, Terena, Kayabis, Panarás e outras etnias. Eles prometem retomar o bloqueio logo mais às 12:00h, como aconteceu ontem. Inicialmente, eles estavam prevendo retomar o bloqueio hoje às 10:00hs. Porém, resolveram -de última hora- deixar a pista liberada por mais duas horas. “Fomos informados que eles vão manter a liberação até meio-dia, mas como eles são muito imprevisíveis, não dá pra afirmar com certeza”, disse uma agente da PRF, agora há pouco.

O bloqueio está sendo feito em um trecho da BR-163 no município de Itaúba (110km ao Norte de Sinop). Eles começaram o bloqueio no domingo e liberaram o tráfego por cerca de três horas, ontem de manhã, sendo retomado às 10:00h e liberado somente hoje cedo. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal de Itaúba, até mesmo ambulâncias e pessoas a pé( que saíram dos ônibus fazendo baldeações) foram barradas. No final da tarde, o trânsito voltou a ser liberado somente para ambulâncias que estivessem transportando pessoas enfermas.

Como Só Notícias já informou, eles protestam contra os impactos ambientais nas áreas indígenas que devem ser causados pela pavimentação da BR-163 do Nortão de Mato Grosso até o porto de Santarém no Pará. Eles argumentam que, quando foram fundadas cidades de Novo Progresso, por exemplo, as tribos Panará quase foram extintas porque as cidades cresceram e áreas indígenas começaram a ser invadidas.

A PRF informou que os índios exigem a presença de um membro do alto escalão do Governo Federal para ouvirem suas reivindicações. Os caciques afirmam não negociarão com representantes.

(Atualizada às 10:31hs)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Recapeamento de rodovia estadual no Nortão deve começar semana que vem

A MT-225, no trecho entre o município de Vera...

Professores da UFMT entram em greve por tempo indeterminado

Em assembleia geral da Adufmat-Ssind, realizada hoje, os docentes...

Programa Mais Júri faz mais de 100 julgamentos de crimes contra a vida; 58 condenações

O Programa Mais Júri completou nesta semana a centésima...
PUBLICIDADE