domingo, 16/junho/2024
PUBLICIDADE

22 municípios participam de seminário de regionalização

PUBLICIDADE

Os planos de desenvolvimento sustentável regional dos pólos Pantanal, Cerrado e Amazônia estão sendo apresentados hoje no seminário de regionalização, que conta a participação de representantes de vinte dois municípios. O evento está sendo realizado no Hotel Paiaguás, em Cuiabá.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliviera Assis, destacou na palestra de abertura do seminário que pela primeira vez Mato Grosso tem um planejamento estratégico para o Turismo. “Hoje podemos avaliar a evolução do trabalho com resultados porque existe um planejamento em cada pólo”, afirma Yêda Assis. Foram feitos levantamentos de informações socioeconômicas e ambientais para elaboração de um diagnóstico do turismo e também um plano de trabalho para o setor.

O trabalho foi elaborado pela consultora Ana Brígida Cardoso que apresentou nos planos os atrativos turísticos de cada município, bem como a atual situação de infra-estrutura como estradas, hotéis, restaurantes, sistema de abastecimento e comunicação na região.

Com base no levantamento geral foi elaborada uma proposta de plano de desenvolvimento para os pólos, assim como roteiros integrados e modelos de gestão. “ Estamos em um momento de discussão onde os municípios estão conhecendo o trabalho e devem fazer complementações e correções necessárias”, explica a consultora. Como âncora do desenvolvimento o turismo traça um planejamento territorial para atuação como uma atividade de geração de emprego e renda.

A técnica de turismo Claudete Costa, representante de Santo Antônio de Leverger , ressalta que “agora tem um direcionamento para o município de trabalhar de forma organizada sabendo o seu nicho de mercado”.

O trabalho realizado pela Secretaria de Turismo também foi elogiado pelo secretário de Guarantã do Norte, Valdemir Aranã, que participou de várias reuniões para o início do planejamento do setor no nortão do Estado.

O procurador do município de Aripuanã, Mauricio Magalhães, que também é turismólogo, concorda que podem ser constatados resultados do trabalho implantado pelo Governo do Estado. “Acho importante estar planejando e dividindo as estratégias, porque não são todos os Estados que estão trabalhando em conjunto com os municípios”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros retomam buscas por adolescente que desapareceu em rio entre Sorriso-Lucas

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros retomaram hoje os trabalhos...

Apostador de Mato Grosso fatura mais de R$ 52 mil na Mega-Sena

Um apostador de Primavera do Leste (565 quilômetros de...

Pesquisa na UFMT desenvolve analisador de qualidade de energia com comunicação remota

Um projeto de pesquisa aplicada, financiado pelo governo do...
PUBLICIDADE