sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama multa 12 fazendeiros em Apiacás por desmatamento ilegal

PUBLICIDADE

A superintendência do Ibama no Mato Grosso na semana passada autuou cinco fazendeiros no município Jacareacanga, no Pará, e 12 de Apiacás, no Mato Grosso, pelo desmatamento ilegal de 33 mil hectares da terra indígena Kayabi. Além das autuações, o Ibama embargou a área desmatada, multou os fazendeiros em R$ 34 milhões e apreendeu quatro tratores e uma máquina de empilhar madeira. Há casos de fazendeiros que ocuparam a terra Kayabi após ter sido demarcada como território indígena.

O caso será remetido em breve ao Ministério Público, para instauração de inquérito. O Código Florestal classifica a terra Kayabi, demarcada em um milhão de hectares, como Área de Preservação Permanente. Apenas índios podem usufruir dela, desde que para subsistência.

Segundo o coordenador de fiscalização do Ibama do MT, Leslie Tavares, a Operação Kayabi se propunha, inicialmente, a identificar proprietários ilegais de terra na região. À procura de um delito, identificou outros. “A Kayabi foi a primeira operação do ano contra o desmatamento ilegal no Mato Grosso. Mas já demos início a outras (Operação Angelim). Nosso compromisso é fazer cair ainda mais a taxa de desmatamento em 2006, aprofundando a queda de 31% verifica da no ano passado”, afirmou Leslie.

Segundo ele, as informações sobre os ilícitos identificados estão sendo encaminhadas ao Ministério Público Federal, “o que deverá impedir significativamente o avanço do desmatamento sobre a terra indígena”.

Indenizações – Outro problema é que grande parte dos supostos proprietários de terra na região ocuparam-na após a demarcação do território Kayabi, ocorrida pela Portaria 1.149, de 2002. Porém, diz Leslie, só terão direito à indenização pública aqueles que ocupavam a terra antes da demarcação. “Quem se instalou depois, pensando em lucrar, não conseguirá seu intento”, afirmou o coordenador.

Segundo Leslie, o pior é que o desmatamento evoluiu depois da demarcação do território Kayabi. Antes, o desmate não passava de 4 mil hectares. Após o primeiro ano da demarcação, constatou-se a derrubada de árvores numa área de mais de 20 mil hectares, hoje usadas para pastagens.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para réveillon no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE