sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

200 desabrigados em Campo Novo dos Parecis que está em situação de emergência

PUBLICIDADE

O prefeito de Campo Novo do Parecis, Sergio Costa Beber Stefanelo, decretou através do Decreto Executivo nº 023 de 05/04/2006 em todo o município o estado de “Situação de Emergência”. O decreto deverá vigorar pelo período de seis (06) meses a contar da data de sua expedição. Espera-se agora que o decreto seja homologado pela Secretaria de Defesa Civil (Sedec). Por causa das chuvas, neste final de semana 200 pessoas ficaram desabrigadas no município.

Todo o processo documental técnico e as provas necessárias já foram encaminhados visando receber o parecer sobre o pedido. Até o momento dezenas de municípios já encaminharam solicitação semelhante ao referido órgão, mas, somente alguns foram atendidos.

Em seu anexo descritivo dos fatos, a Prefeitura colocou a situação como de emergência em virtude de desastre provocado pelas chuvas ocorridas entre os dias 30 de março e 03 de abril do corrente ano. Segundo o argumento, houve grande incidência pluviométrica, o que causou o encharcamento das áreas cultivadas com soja, consequentemente, gerando o apodrecimento dos grãos, o que ocasionou a perca de cerca de quarenta e cinco mil hectares de lavouras da cultura, conforme Notificação Preliminar de Desastre, do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).

Outro fato agravante foi á inundação do bairro Jardim das Palmeiras, quando mais de cento e vinte e uma casas foram invadidas pelas chuvas (vide matéria e fotos neste site). Só no período acima descrito foram registrados mais de duzentos e cinqüenta milímetros de chuva, o que foi digamos, a gota d’água ou pior, o mar de águas, para que o Executivo tomasse a referida medida, declarando situação anormal, caracterizada como situação de emergência a área do Município.

Campo Novo têm sofrido muito essa questão da instabilidade climática. No período de 18 de dezembro de 2005 a 12 de janeiro de 2006 foram registradas chuvas freqüentes, sendo em alguns lugares, inclusive, diárias; dificultando o tratamento e o controle da ferrugem asiática em lavouras de soja. A doença pode ser considerada como explosiva quando encontra clima propício para o seu desenvolvimento, situação essa observada no ambiente daquela época. Já no período seguinte, ou seja, até 07 de fevereiro houve uma fase de ausência pluviométrica e logo após, novamente de chuva no período seguinte até o momento.

Dentre os problemas surgidos em decorrência das chuvas em alguns períodos destaca-se a dificuldade de escoamento da produção, principalmente no trecho entre Campo Novo e Sapezal, o que exigiu até mesmo apoio policial a fim de coibir o trânsito no referido trecho, que também é usado para o escoamento de grãos através do porto de Itacotiara, no estado de Rondônia, sem contar com a dificuldade de translado entre as duas cidades e dessas para outras.

Em termos de números, se prevê que o município registre uma quebra de safra na ordem de duzentos e vinte mil sacas de soja, uma média de dez sacas por hectare, o que representa 62,8 milhões de reais a menos só na agricultura e outros 57,3 milhões de reais no comércio, durante a safra 2005/06. A incidência dessa queda no Produto Interno Bruto (PIB) do município deve ficar em torno de 17,89%. De acordo com informações repassadas pela Associação Comercial e Industrial (Acic) para a Prefeitura, o comércio registrou uma queda de 45% nas vendas. Já a devolução de cheques cresceu 25%, enquanto que o número de inclusões no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) foi de 35%, todos comparados ao mesmo período do ano passado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para réveillon no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE