sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

OAB faz vistoria em unidade de internação de adolescentes em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Uma ação de inspeção e vistoria nas unidades de internação para adolescentes em todo Brasil, foi desencadeada na manha desta quarta-feira (15), pela Comissão de Direitos Humanos e da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Em Cuiabá, a vistoria foi realizada in loco no Centro Sócio-Educativo-Complexo Pomeri pela presidente da Comissão de Infância e Juventude, Rosarinha Bastos e pela presidente da Comissão de Direitos Humanos, Betsey Miranda ambas da OAB/MT.

“O que pudemos constatar é que muito pouco mudou desde a última visita que realizamos enquanto representante da OAB na Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Conselho Regional de Engenharia no ano de 2003. Em 2004 voltamos com uma ação isolada com a presença desta seccional para averiguar a situação desses adolescentes” – disse a presidente da Comissão da OAB/MT, Rosarinha Bastos.

De acordo com o relatório produzido pelas Comissões da OAB/MT, os adolescentes continuam internados em verdadeiros cubículos (celas). Os fios de eletricidade estão expostos colocando os adolescentes em risco de choque elétrico. Os alojamentos estão em condições desumanas. O banheiro é de nenhuma privacidade; não há descargas. O mau cheiro e a presença de insetos são constantes.

Outro fator relatodo é a presença dos internos de outros municípios como: Cáceres, Poconé, Juína, Tangará da Serra, Guiratinga, Poxoréu entre outros. “Recentemente a comissão recebeu um ofício do superintende do centro Sócio-Educativo, Carlos Caetano informando da implementação das coordenadorias regionais, mas o que podemos perceber é o inchamento de adolescentes de outras cidades”, explicou Rosarinha Bastos.

No segmento alimentício, o relatório informa de uma melhora nas refeições, entretanto os adolescentes continuam comendo em suas celas, sem o mínimo de higiene, entre baratas e moscas.

Denuncias de maus tratos foram relatadas pelos adolescentes. Uma das internadas afirmou que “uma orientadora tem mania de “brincar” de dar tapas”. As meninas aproveitaram a visita das representantes da OAB/MT para reclamar que o uso de material higiênico como sabonete, shampoo e condicionador seria vetado.
Atualmente o Complexo Pomeri possui 92 adolescentes internos com idade de 13 à 18 anos. Já o Lar Menina Moça possui seis adolescentes. Nesse primeiro momento, as presidentes de comissão da OAB/MT vão enviar um relatório para a Ordem dos Advogados do Brasil e para o Conselho Federal de Psicologia informando tudo que se pode constatar nessa visita e o que está em desacordo com o Estatuto da Criança e do Adolescentes. “Continuaremos cobrando dos responsáveis medidas rápidas para que situações como essas não fiquem impunes”, conclui Rosarinha Bastos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE