PUBLICIDADE

Sorriso implanta projeto Sentinela para apoiar vítimas de violência sexual

PUBLICIDADE

Sorriso estará dando um importante passo, neste ano, no apoio a meninos e meninas vítimas de violência sexual. Será implantado pela Secretaria Municipal de Ação Social o Programa Sentinela que vai atender crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual.

O programa é mantido com recursos do Governo Federal em parceria com a administração municipal. No projeto as crianças e adolescentes, junto com a família, recebem auxílio de assistentes sociais, psicólogos e participam de atividades lúdicas. O Projeto Sentinela foi criado em 2000.

No ano passado a secretaria deu início a estruturação do espaço físico, equipamentos e materiais de consumo. Nesse período, os trabalhos foram realizados pelo Conselho Tutelar com o suporte técnico da equipe da Secretaria Municipal. O Sentinela é um programa do Ministério da Previdência Social e se configura como a primeira política pública criada para a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil.

Nenhuma criança ou adolescente deve ser objeto de crueldade, opressão, abusos e atitudes que impeçam seu pleno desenvolvimento físico e mental. A violência ocorre de diversas formas: física, psicológica, sexual, por ação ou omissão, por familiares, amigos, parentes ou pessoas desconhecidas e deve ser combatida de maneira sistemática e rigorosa na forma da lei.

O dever e compromisso de combater o abuso e a exploração sexual é de todos: família, sociedade, entidades e órgãos de Defesa e Proteção dos Direitos da criança e do adolescente. Os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos , violência sexual, negligência devem ser comunicados ao Conselho Tutelar

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem que morreu em acidente será sepultado neste sábado em Sorriso

O corpo do jovem Vitor Wender Silva França, de...

Motociclista é arremessado e morre em colisão com caminhonete no Nortão

O homem identificado como Alex Sandro Taborda, de 40...

Sisu ofertará mais de 8 mil vagas em Mato Grosso; UFMT de Lucas credenciada

Serão ofertadas pelo sistema de seleção unificada (Sisu) 8.039...
PUBLICIDADE