PUBLICIDADE

Crise na agência de aviação civil não está superada, diz ministro

PUBLICIDADE

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (8) no Rio que a crise na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não está superada.

“Não está superada. Nós ainda temos uma série de problemas a serem resolvidos na nova Anac”, disse Jobim, após uma parada naval em homenagem aos 200 anos de nascimento do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha.

Ontem (7), a agência reguladora divulgou um balanço apontando redução nos números de cancelamentos e atrasos de vôos no país desde 29 de setembro, data do acidente do vôo 1907, em que morreram 154 pessoas. “Anac mostra, com números, que a crise aérea acabou para o usuário” é o título do texto.

A nota reforça fala do presidente da agência, Milton Zuanazzi, na última terça-feira (4). Dois dias depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os aeroportos ainda enfrentam problemas.

Hoje, o ministro Jobim detalhou os problemas que, segundo ele, ainda precisam ser resolvidos pela Anac: “Já caminhamos grandemente para o problema da segurança, que era o primeiro objetivo de nossa administração. Agora temos que caminhar para o regime da pontualidade, o problema dos atrasos, que será resolvido com toda a reconstituição da malha aérea”.

Outra idéia defendida pelo ministro é a cobrança de tarifas diferenciadas para privilegiar aeroportos com menos movimento, em relação a outros já saturados.

“Vamos trabalhar com uma hipótese que o presidente [Lula] está aceitando, de privilegiarmos aeroportos pela via das taxas aeroportuárias. Você faz uma diferenciação das taxas para privilegiar aeroportos. E entre estes objetivos, está o Galeão, que será privilegiado. Se alguém quiser embarcar em Congonhas, a taxa aeroportuária será superior a de Cumbica [Guarulhos], para atender a necessidade de descompressão da malha aérea.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Corpo de homem é encontrado após carro cair em rio em Guarantã

Um homem de 41 anos foi encontrado morto hoje...

Politec bateu recorde ano passado com emissão de 75 mil laudos periciais em MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) encerrou o...

Bombeiros combatem incêndio em vagão de carreta na BR-163 no Nortão

O Corpo de Bombeiros combateu, esta manhã, incêndio no...
PUBLICIDADE