PUBLICIDADE

PF prende grupo que estaria fraudando sistema do Ibama

PUBLICIDADE

A Polícia Federal desencadeou hoje, a Operação Ouro Verde 2 no Pará e no Maranhão. Cerca de 150 policiais federais estão cumprindo 30 mandados de prisão e outros 34 de busca e apreensão. De acordo com nota da assessoria da Polícia Federal, entre os envolvidos estão ex-funcionários públicos, hackers e 155 empresários do setor madeireiro, que teriam provocado um “enorme” desmatamento na floresta amazônica. Além de crime ambiental, eles teriam praticado corrupção ativa e passiva, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações e violação de sigilo funcional.

O grupo teria fraudado o sistema informatizado que emite o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o transporte de madeira e de outros produtos florestais de origem nativa. Em apenas uma das operações fraudulentas, o grupo teria obtido lucro ilícito de R$ 16 milhões.

As investigações da Polícia Federal apontam também que os hacker s teriam desbloqueado, pela internet, o Cadastro Técnico Federal do Sistema do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará. Além de Belém, a operação está sendo realizada em mais dez cidades do interior do Pará e em dois municípios do interior do Maranhão.

Em outubro de 2005, a Polícia Federal, o Ibama e os ministérios do Meio Ambiente e da Justiça realizaram a primeira versão da Operação Ouro Verde para combater práticas irregulares de exploração dos recursos florestais nos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia. Na época, os envolvidos também eram acusados de falsificar o documento, chamado na época de Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPF).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bancos terão que ressarcir idosa vítima de golpe de empréstimo em Mato Grosso

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso conseguiu,...

Seciteci abre contratação de professores em Sorriso e mais cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...
PUBLICIDADE