PUBLICIDADE

Greve no Ibama só não começa se governo retroceder, afirma presidente de associação

PUBLICIDADE

A condição para que os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendam a greve marcada para começar hoje em todo o país é que o governo retire a Medida Provisória 366 que divide o órgão em dois. A informação é do presidente nacional da Associação dos Servidores do Ibama (Asibama), Jonas Corrêa. “[O governo] retira a medida e sentamos para discutir”, afirma.

Durante toda a semana os servidores do Instituto estarão no Congresso Nacional mobilizando os parlamentares contra a aprovação da medida. Eles pretendem, segundo Corrêa, se manifestar em todos os compromissos públicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Os trabalhadores do Ibama têm se posicionado contrariamente à divisão prevista na medida provisória que determina que a gestão das unidades de conservação e dos centros de pesquisa será de competência do recém-criado Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A concessão de licenças ambientais ficaria com o Ibama.

Segundo a assessoria de imprensa do Ibama, o órgão mantém as portas abertas para o diálogo e, na época da reestruturação do órgão e criação do Instituto Chico Mendes, a ministra Marina Silva teria proposto aos servidores a criação de um grupo de trabalho para discutir o aperfeiçoamento da medida provisória. De acordo com a assessoria, os servidores se negaram a criar o grupo.

Corrêa afirma que “somos contra a divisão do Ibama, não podemos participar da estruturação do Chico Mendes e do Serviço Florestal porque somos contra isso. Se eles quisessem discutir a reestruturação da gestão ambiental, não tinham que ter encaminhado a medida provisória”.

Com a greve do Ibama ficam paralisadas atividades como concessão de licenças ambientais e licenças dadas para os produtos naturais que são exportados e importados. Ficam garantidos a fiscalização dos parques e combate a incêndios, por exemplo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE