domingo, 16/junho/2024
PUBLICIDADE

Sinop pode sediar primeira parada gay do Nortão

PUBLICIDADE

O município de Sinop pode ser o primeiro da região norte de Mato Grosso a sediar uma Parada de Cidadania e do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). A notícia foi confirmada hoje pelo presidente do Grupo Vida Ativa de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, Cícero Moraes. O assunto será discutido neste mês com representantes da Câmara e da Prefeitura de Sinop e, se tudo der certo, a parada será realizada no mês de outubro.

Conforme Cícero Moraes a decisão de promover a Parada em Sinop é uma forma de integrar a região norte do Estado à luta contra o preconceito e a homofobia, divulgando informações e estruturando o movimento LGBT na região.

“Cidades como Juína e Juara têm sido mapeadas constantemente pelos altos índices de agressões contra os LGBT’s, daí a necessidade urgente de promover ações na região. A opção por Sinop deve-se ao fato de ser uma cidade pólo e com localização geográfica estratégica, facilitando a participação de delegações de municípios vizinhos”, explicou Cícero Moraes.

A idéia é realizar um evento no mesmo molde do promovido no ano passado em Rondonópolis, com Trio Elétrico (carreta), muitas bandeiras do Arco-íris (símbolo do movimento), Dj’s e Drag Quens. Os organizadores acreditam que o clima de alegria e descontração propiciado pela Parada pode facilitar a transmissão da mensagem de tolerância e respeito às desigualdades.

“A Parada Gay é uma festa muito linda e hoje é principalmente um evento também para as famílias. É muito comum vermos os pais levando seus filhos e filhas para uma diversão sadia com muito brilho e luz”, diz Cícero Moraes.

Além do apoio logístico das autoridades municipais, o Grupo Vida Ativa também conta com investimentos do Governo Federal – através dos ministérios da Cultura e da Saúde – para realizar oevento. Porém a organização destaca a importância do apoio da sociedade, em especial dos formadores de opinião, para o sucesso do evento.

Histórico
O Grupo Vida Ativa está sediado em Rondonópolis e foi criado em 1999 para combater a violência contra homossexuais no município. Ele foi pioneiro na promoção da Parada da Diversidade no interior de Mato Grosso – em Guiratinga e Rondonópolis, onde o evento vai este ano para sua quarta edição.

Com atuação destacada no apoio e defesa dos direitos da comunidade LGBT, o Grupo Vida Ativa foi credenciado este ano pelo Governo Federal como Centro de Referência no Combate à Discriminação. Atualmente o GVA tem uma equipe com mais de 20 profissionais, entre advogados, psicologos e promotores de evento, que prestam serviços gratuitamente à população.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros retomam buscas por adolescente que desapareceu em rio entre Sorriso-Lucas

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros retomaram hoje os trabalhos...

Apostador de Mato Grosso fatura mais de R$ 52 mil na Mega-Sena

Um apostador de Primavera do Leste (565 quilômetros de...

Pesquisa na UFMT desenvolve analisador de qualidade de energia com comunicação remota

Um projeto de pesquisa aplicada, financiado pelo governo do...
PUBLICIDADE