PUBLICIDADE

Pilotos americanos podem ser ouvidos pela CPI do Apagão Aéreo sobre queda de boeing

PUBLICIDADE

Deputados reforçaram em plenário a necessidade de a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo investigar o acidente entre um avião da Gol e um jato Legacy, em setembro de 2006, que resultou nas mortes de 154 pessoas, no Nortão do Mato Grosso.

O deputado Nilson Mourão (PT-AC) ressaltou a importância de a CPI ouvir os pilotos norte-americanos do jatinho, que tiveram os passaportes retidos pela Justiça Federal de Sinop e chegaram a ficar cerca de três meses no Brasil, sendo liberados somente em dezembro. Ele defendeu também a convocação de representantes do Ministério da Defesa, da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e dos controladores de vôo, para que a CPI aponte soluções e evite o uso político dos problemas do setor.

Além de pedir a convocação dos pilotos, o deputado Colbert Martins (PMDB-BA) sugeriu que seja ouvido o repórter do jornal The New York Times que estava no vôo. Ele considerou estranho que o jornal norte-americano tenha publicado reportagem, às vésperas da instalação da CPI, apontando falhas mecânicas e humanas como causas do acidente.

Colbert Martins entende que nos Estados Unidos pode haver um interesse em culpar a Embraer pelo choque das aeronaves. A empresa brasileira é a construtora do jato Legacy, mas, segundo o parlamentar, todos os componentes, inclusive o equipamento que identifica a aproximação de outros objetos, são feitos fora do País. O deputado avaliou que os pilotos podem ajudar a esclarecer o caso.

O deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) repudiou as declarações do PT, que teria acusado a oposição de usar a CPI contra o governo. Segundo ele, a CPI tem real interesse em investigar o uso dos recursos destinados ao controle aéreo, e de resolver os problemas que colocam em risco a segurança dos passageiros e dos trabalhadores do setor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Médica e influenciadora que morreu de câncer será sepultada em Sorriso

A médica Patrícia Keller, de 27 anos, que também...

Atendentes do CIOSP em MT entram em greve e terá efetivo reduzido; secretaria se manifesta

Trabalhadores da empresa responsável pelos atendimentos telefônicos emergenciais da...

Maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado foi registrada em Sinop, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...
PUBLICIDADE