A Vara do Trabalho de Sorriso acumulou o segundo maior volume de processos em fevereiro no Estado. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), somente nos dois primeiros meses do ano foram ajuizadas 120 ações. Outras 1.207, que deram entrada em 2006, ficaram com pendências, e somente 144 foram solucionadas neste período. Sendo assim, 1.183 processos aguardam solução na vara.
O município perdeu apenas para Primavera do Leste, que acumulou 1.329 neste período. Em Sinop, que movimenta um dos maiores volumes de ações no Estado, entre fevereiro e janeiro deram entrada 296 novos casos e outros 594, pendentes de 2006, aguardavam análise. Foram solucionados 282 e outros 608 ficaram com pendências para março.
A Vara Trabalhista de Sorriso foi instalada em julho de 2005 e também recebe processos de Lucas do Rio Verde, Tapurah, Nova Ubiratã, Vera, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Boa Esperança do Norte. Em Lucas do Rio Verde também são realizadas varas itinerantes em meses alternados, evitando assim que as partes envolvidas e advogados necessitem se deslocar até Sorriso para as audiências.
Dois juízes atendem os municípios.