quarta-feira, 23/julho/2025
PUBLICIDADE

Ministério liberta trabalhadores em fazenda no Mato Grosso

PUBLICIDADE

Em sua primeira ação este ano em Mato Grosso, o Grupo Especial Móvel de Fiscalização, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) libertou 10 trabalhadores, entre eles uma mulher, em uma fazenda de gado, e, Vila Rica, reincidente na prática de utilizar mão-de-obra análoga à de escravo.

Em 2002, o mesmo proprietário foi flagrado mantendo 110 trabalhadores em condições degradantes em sua propriedade. Como o ano foi anterior à criação do Cadastro de Empregadores (2004) – conhecido como lista suja -, o seu nome não foi cadastrado para sofrer sanções, agora comuns, como o bloqueio de empréstimos em bancos públicos e privados.

Os dez trabalhadores foram encontrados em situação absolutamente degradante. Mesmo dormindo em barracões de madeira, a situação era precária. Não havia água potável, energia elétrica e sequer instalações sanitárias. No local, foram encontrados o fogão e um botijão de gás, o que colocava visivelmente a vida dos trabalhadores em risco.

Uma vez por mês os trabalhadores eram levados, em transporte inadequado, para fazer compras em uma venda no povoado mais próximo, a 15 quilômetros da fazenda. Para comer carne nos outros dias do mês, eles fritavam e armazenavam o alimento em panelas com gordura.

A mão-de-obra escrava era utilizada no roço do pasto, levantamento de cercas e aplicação de agrotóxicos. Todas as atividades sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os trabalhadores foram retirados da fazenda e estão em um hotel em Vila Rica. A maioria dos resgatados é do Maranhão, mas há algum tempo já estavam na região, para onde foram por conta própria a procura de trabalho.

O valor das indenizações foi estimado em R$ 30 mil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa desenvolve mudas de bananeiras in vitro para beneficiar pequenos produtores em MT

Projeto de pesquisa em Mato Grosso está desenvolvendo técnicas...

Princípio de incêndio causa estragos em loja no Nortão

O fogo danificou as instalações de uma empresa agropecuária,...

Acidente entre três carretas em Mato Grosso deixa um ferido

A colisão envolvendo três veículos de carga Scania, incluindo...
PUBLICIDADE