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Destinados R$20 milhões para asfaltar BR-242 de Sorriso a Cascalheira

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O sonho do setor produtivo do Nortão de ter mais uma via de escoamento da produção que possa diminuir distâncias para portos e baratear o frete, começa ganhar esboço e presunção de que se tornará realidade. As primeiras ações do governo federal para implantação de uma nova rodovia, que cortará o Estado de Leste a Oeste, estão sendo feitas, levando a crer que a BR-242 começará a sair do papel. Ontem, o presidente da República Luis Inácio Lula da Silva sancionou a lei 11.831 que abre crédito especial no Orçamento Fiscal da União destinando R$105,5 milhões para construção de rodovias. Destes, R$ 20 milhões para começo das obras da 242.

No anexo I do documento consta que os recursos serão destinados à construcão de trecho rodoviário (BR-242), a partir de Sorriso até Ribeirão Cascalheira (BR-158). Os estudos para implantação já estão sendo feitos pela Fundação Ricardo Franco (RF), como Só Notícias já informou, em primeira mão, contratada pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro (DEC). Os levantamentos feitos pelo técnicos serão apresentados ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT).

O cronograma do plano de trabalho apresentado ao DNIT estende-se até novembro de 2009, com previsão de apresentação do projeto, em lotes, durante este período. O DNIT definirá quem executará a obra, podendo, inclusive, alguns dos lotes serem executados pelo 9° BEC, sediado em Mato Grosso. O prazo de execução da obra e o traçado da BR será definido no cronograma do projeto, de acordo com o volume de serviços necessários e após avaliação das soluções técnicas propostas.

A rodovia é considerada um importante corredor multimodal e estrutural, estando inclusa na lista de obras do Plano de Aceleração do Crecimento (PAC). No sentido Centro-Leste, pelo traçado atual, a BR sai de Sorriso, passa dentro do município de Nova Ubiratã e segue rumo à MT-130, passando pelas localidades denominadas Vale do Xingú, Agrovensa, Iberé e Jatobá, próximo ao rio Ronuro. Desse ponto em diante não há mais rodovia, e no atual mapa do DNIT, a 242 está planejada cortando o Xingú, chegando à BR-158 (ponto final do estudo) no município de Ribeirão Cascalheira.

Para se tornar uma opção para escoar grãos rumo à ferrovia Norte-Sul (que está em construção), de Cascalheira em diante segue sentido Norte em um percurso de 155 km (na BR 158) até o entrocamento com a MT-424, virando à direita percorrendo mais 119 km na BR-242 até São Féliz do Araguaia, na divisa com o Estado do Tocantins.

Dentro de Tocantins, está projetada cortando o Parque Indígena do Araguaia até o município de Formoso do Araguaia, a partir de onde a BR-242 está pavimentada. De Formoso segue a Gurupi, chegando até a Vila Quixaba em um percurso de aproximadamente 140 quilômetros, onde está sendo construída a Norte-Sul, que oportunará acesso aos portos de Belém (PA) e de Itaqui, em São Luis (MA).

Outro caminho de exportação idealizado pelos agricultores matogrossenses será com a abertura da BR-242 rumo ao Estado de Rondônia, em projeto a longo prazo. Nesse projeto, sairia de Sorriso até Brasnorte, seguindo mais 350 km até chegar Vilhena e depois em Porto Velho (RO), passando por Rio Branco e Tarauaca (AC), cruzar o país vizinho Perú e chegar ao porto de Lima, no Oceano Pacífico. Só Notícias apurou que estudos preliminares apontam economia de 1,2 mil quilômetros e que, para os produtores de Mato Grosso o frete ficará 50% mais barato do que usar os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

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