PUBLICIDADE

Meteorologista prevê poucas chuvas no Nortão até novembro

PUBLICIDADE

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê que as chuvas de maior intensidade fiquem para o mês de novembro e que as temperaturas continuem acima da média em Mato Grosso. A previsão foi feita hoje pelo meteorologista do Sipam, Luis Alves dos Santos, em entrevista à Meridional FM. Segundo ele, “Uma forte massa de ar quente e seco, que está predominando na região central do Brasil desde o início do ano, ganhou força por fatores dos oceanos Atlântico e Pacífico e a tendência é que continue até o final de outubro.

Na prática, estão ocorrendo águas mais quentes no Pacífico Leste, próximo à costa do Peru. Este aquecimento associado à circulação atmosférica favorece o tempo seco, com temperaturas acima da média em agosto e setembro, fazendo com que a intensa massa de ar seco predomine por mais tempo. “A massa seca perderá força gradativamente, no entanto, as condições atmosféricas e oceânicas deverão persistir para os próximos meses, resultando em temperaturas mais altas que o normal e chuvas abaixo da normalidade”, diz Santos.

A umidade relativa do ar também continuará baixa em todo o Nortão, por consequência dessa combinação de fatores. As chuvas que acontecerem até novembro deverão ser de baixa intensidade e em locais alternados, “possivelmente prejudicando agricultores que esperam as chuvas para o plantio da safra no Estado”, declara o meteorologista.

Todos os meses, os meteorologistas do Sipam realizam a reunião climática da Amazônia quando se faz o prognóstico do clima para os próximos três meses na região. As previsões climáticas geradas por supercomputadores são analisadas pelos técnicos, que interpretam outros dados, como chuvas, radiação solar, temperaturas da superfície do mar, etc.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: dois são socorridos após capotamento em rodovia

O acidente com a L200 Triton foi, ontem à...

Carro capota após desviar de outro em estrada vicinal do Nortão

O veículo Renault Oroch capotou, ontem, na estrada que...

Seletivo para profissionais da saúde é mês que vem em Juara

Estarão abertas, a partir de quinta-feira (21), as inscrições...

Morre um dos mais brilhantes jornalistas de Mato Grosso: Anselmo Carvalho Pinto

O jornalismo mato-grossense perdeu, neste domingo, um de seus...
PUBLICIDADE