PUBLICIDADE

Judiciário implanta sistema e presidiários poderão acompanhar processos

PUBLICIDADE

Um projeto inédito em Mato Grosso vai garantir mais segurança, transparência e acesso fácil aos dados sobre a tramitação dos processos de execução penal. Trata-se do “Sistema de Cálculo Penal”, já instalado, na forma de projeto piloto na Segunda Vara Criminal da capital e que futuramente deve ser expandido para as demais comarcas do Estado.

Com esse sistema, a pessoa autorizada pelo reeducando poderá acompanhar a tramitação do processo de execução penal, com dados atualizados. O acompanhamento poderá ser efetivado pela internet (mediante senha fornecida pelo poder Judiciário) ou diretamente no Fórum de Cuiabá. Além disso, uma vez por ano, conforme estabelece a Lei de Execuções Penais, o reeducando receberá um atestado constando o tempo de pena já cumprido, e o que falta para cumprir.

O programa está em fase experimental desde o último dia 11 de fevereiro, com previsão para entrar em funcionamento, em definitivo, no próximo mês de março.

A atualização do sistema é automática, sem a interferência de servidores ou funcionários da vara, com todos os dados do reeducando, inclusive de outros processos em tramitação. Isso porque o sistema permite o cruzamento de informações referentes a todas as condenações existentes e trabalha com todas as variáveis possíveis.

“A planilha permite que o preso acompanhe o andamento do seu processo e saiba exatamente quando ele ficará em liberdade, já que os processos estarão sempre atualizados. Isso traz benefícios diretos como respeito e dignidade à instituição (Poder Judiciário)”, destacou a juíza da Segunda Vara Criminal de Execuções Penais de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda.

A magistrada, que também é corregedora do sistema prisional de Cuiabá, explicou que um dos pontos positivos do programa é levar tranqüilidade às famílias dos reeducandos e também ao ambiente prisional.

“Com o conhecimento da data que o preso irá deixar a unidade prisional o cumprimento ou mesmo a antecipação do prazo só depende de suas atitudes dentro da penitenciária o que estimula o bom comportamento. Com a informação atualizada, você consegue cobrar deles uma postura melhor dentro da instituição, além de levar tranqüilidade para dentro do presídio”, sublinhou a magistrada.

A instalação da Vara de Execução Penal Regional está prevista no projeto de readequação judiciária, em tramitação no Órgão Especial do Tribunal de Justiça. A vara deverá ter jurisdição em Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e Poconé.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...

Secretaria inicia padronização da preferência das ruas e avenidas de bairro em Sinop

A secretaria de Segurança e Trânsito iniciou a padronização...
PUBLICIDADE