PUBLICIDADE

Nortão: definida operação Arco de Fogo para conter desmates

PUBLICIDADE

O Governo Federal vai lançar nos próximos dias, a operação Arco de Fogo, para patrulhar a Amazônia e deter o desmatamento. Os trabalhos terão a participação da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o delegado-chefe de Crimes Ambientais da Polícia Federal, Álvaro Palharini, a idéia é instalar dez postos móveis de fiscalização nos nove Estados da região. “Nesses postos, a Polícia Federal vai fazer um trabalho de polícia judiciária, o Ibama vai fiscalizar e a Senasp vai fornecer segurança. E não vai ser simplesmente barreira. Nós vamos fazer trabalhos de inteligência em toda essa região, que é praticamente desprovida de atuação estatal”.

O delegado afirmou ainda que, além de frear o desmatamento da floresta, essas ações podem contribuir para inibir outros problemas, como a grilagem de terras e a pistolagem. “Vai fazer com que outros delitos deixem de acontecer, como pistolagem, tráfico de drogas, grilagem, matador de aluguel. Com a polícia no local, investigando e atuando, seguramente haverá um declínio desses crimes”.

Vão participar da operação Arco de Fogo cerca de 800 agentes dos órgãos envolvidos. A previsão é de que as ações sejam permanentes e não só por um determinado período. A medida pretende combater o aumento do desmatamento da Amazônia, divulgado no último dia 24 pelo Ministério do Meio Ambiente.

Na lista dos maiores devastadores estão 19 municípios mato-grossenses, incluindo Marcelândia, Alta Floresta, Juara, Juína, Paranaíta). O Governo do Estado contesta os números e fará uma revisão, juntamente com o INPE, para apurar a real situação dessas áreas.

Ontem, a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniu com o governador Blairo Maggi, prefeitos e outros órgãos ambientais, em Sinop, e manteve o decreto do governo, proibindo o desmate nessas cidades.

Leia mais
Nortão: INPE admite erro mas municípios ‘ficam no prejuízo’
Nortão: ministra confirma novo levantamento do desmatamento
Maggi quer retratação de Governo Federal sobre dados de desmatamento
Ministros ‘inspecionam’ desmatamentos no Nortão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota, condutor é arremessado e morre em rodovia no Nortão

Marcelo Renan Vieira da Silva, de 34 anos, faleceu...

Mega-Sena pode pagar hoje prêmio acumulado de R$ 25 milhões

As seis dezenas do concurso 2.890 da Mega-Sena serão...

Sorriso: contido princípio de incêndio em carro

O veículo de cor branca, marca e modelos não...
PUBLICIDADE