PUBLICIDADE

Crimes contra a mulher lideram no ranking de denúncias do MPE

PUBLICIDADE

Os crimes de violência contra a mulher lideram o ranking de denúncias oferecidas pelo Ministério Público Estadual, em Cuiabá. Das 5.077 denúncias oferecidas em 2008, 1.720 foram relacionadas à violência doméstica. Na sequência vieram os crimes contra o patrimônio (1.398), tráfico de entorpecentes (478), Estatuto do Desarmamento (284) e crimes contra a vida (164). Os dados foram apresentados durante audiência pública realizada ontem, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

Além de prestar contas à população sobre a atuação da instituição nas áreas Criminal, Cível, Infância e Juventude e Juizados Especiais, durante o evento procuradores e promotores de Justiça também ouviram a população sobre as demandas existentes. Entre os problemas apontados estiveram o elevado número de inquéritos nas delegacias, promotorias e fóruns; falta de segurança pública e inexistência de uma política de regularização fundiária.

“Com estas audiências, nós estamos promovendo mudanças de paradigmas de correição. Com esse trabalho, a sociedade está tendo a oportunidade de conhecer os canais que ela pode se valer para questionar a atuação do Ministério Público. É também uma forma de recebermos as indagações sobre as diversas áreas de atuação”, afirmou o corregedor-Geral, procurador Edmilson da Costa Pereira.

O procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, ressaltou que as audiências públicas têm servido para reflexão sobre a atuação da instituição. Os resultados também vão subsidiar o planejamento estratégico do Ministério Público. “A Constituição Federal previu uma imensa gama de atribuições para o Ministério Público e não temos condições de atuar em todas as frentes. Daí a importância de estabelecermos prioridades institucionais que atendam aos reais interesses da sociedade”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Operação Face Off mira fraudadores de contas digitais em Mato Grosso e mais 8 Estados

Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a operação "Face Off",...

Mato Grosso tem 3ª maior taxa de mortes em acidentes com moto

Mato Grosso registrou 1.207 óbitos em acidentes de trânsito...

Sintep retoma diálogo com a prefeitura e discute valorização dos profissionais da educação em Lucas

Representantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino...
PUBLICIDADE