PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura orienta empresas para destinação correta de resíduos

PUBLICIDADE

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável atuará, nos próximos meses, na regularização e fiscalização do destino de resíduos prejudiciais ao meio ambiente – lixo que das atividades agrícolas, industriais e serviços de saúde, por exemplo. A primeira etapa do trabalho vai abordar os resíduos contaminados por hidrocarbonetos de petróleo, que são óleos lubrificantes e seus derivados. As empresas que trabalham estes produtos são legalmente responsáveis pelo gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos que, muitas vezes, são descartados sem nenhum processo de reciclagem ou cuidados para não poluir o meio ambiente e afetar a saúde humana.
 
A secretaria promoveu, ontem, a palestra “gerenciamento de resíduos”, ministrada pelo gestor ambiental Luiz Carlos e Silva,  que atua na coleta de resíduos. O objetivo foi apresentar para proprietários de oficinas mecânicas, oficinas de manutenção e concessionárias, uma proposta de recolhimento e destinação adequada de óleo e outros produtos. “Toda a questão de resíduos de Sinop vai passar por uma grande readequação e começamos pelos que contém hidrocarbonetos de petróleo, que são os que mais danificam o meio ambiente e afetam a saúde da população. Por isso convidamos a Amazon Ekos para propor uma parceria com os geradores de resíduos”, disse Rogério Rodrigues, secretário de Meio Ambiente. Óleos lubrificantes usados, luvas, estopas, papéis e outros materiais contaminados pelo óleo podem causar sérios problemas ao meio ambiente e causar doenças graves como câncer. Esse material não pode ser descartado nos lixões e aterros sanitários, já que necessitam de tratamento especifico.
 
“Nós trabalhamos com aterro industrial, incineração direta, co-processamento, também orientamos sobre o processo de qualificação, separação correta do material e acondicionamento”, explicou o gestor ambiental, Luiz Carlos e Silva.
Ele destacou que não existe nenhum local em Mato Grosso que receba esses resíduos, sendo necessário encaminhá-los para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, que é um dos fatores que ainda eleva os custos do processo. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista morre após caminhão tombar em rodovia no Nortão

Um motorista morreu após um caminhão-tanque tombar na rodovia...

Encerram amanhã inscrições de seletivo de prefeitura em MT; salários de até R$ 20 mil

O período de inscrições do processo seletivo simplificado na...

Governo de MT nomeia 144 aprovados em concurso da saúde

O governo de Mato Grosso publicou a nomeação de...

Exposição de Santa Carmem começa hoje com show de Ana Castela e rodeio

A ExpoCarmem começa, hoje, com show pirotécnico e apresentação...
PUBLICIDADE