quinta-feira, 17/julho/2025
PUBLICIDADE

Helicóptero reforçará combate à criminalidade na fronteira de MT

PUBLICIDADE

A aquisição de um helicóptero para atender a fronteira de Mato Grosso, na divisa com a Bolívia, vai reforçar o combate à criminalidade na região Oeste. A informação foi reforçada pelo secretário-chefe da Casa Civil e de Comunicação Social, Eumar Novacki, nesta quarta-feira, durante reunião com seis prefeitos da região, vereadores e deputados estaduais, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira, prefeito do município de Jauru, liderou a comitiva que entregou um documento com as principais reivindicações dos seis municípios: Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Conquista D’Oeste, Pontes e Lacerda, Comodoro e Jauru. “O reforço do helicóptero vai ser muito bom, porque dá agilidade e vai fazer a diferença na região de fronteira”, comentou o presidente da AMM. 

O ponto principal de solicitação refere-se a estrutura do aparelho de Segurança Pública na região, como viaturas, incremento no efetivo e equipamentos. Após ouvir os relatos dos gestores, o secretário Eumar Novacki falou dos investimentos em Segurança Pública na região e no Estado. Entre eles o Programa Segurança Cidadã, feito há pouco mais de um mês, em que o governo anunciou investimentos em recursos humanos, logística, ações preventivas e ostensivas de combate à criminalidade, estrutura física, veículos e equipamentos. O orçamento da segurança em 2009 vai ultrapassar R$ 1 bilhão. “O governo do Estado desenvolveu uma série de medidas práticas nos últimos sete anos. Exemplo disso é que um terço da tropa atual foi incluída de 2003 para cá e cerca de 90% dela foi requalificada. A Segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de todos”, destacou o chefe da Casa Civil.

Os prefeitos ficaram satisfeitos com a reunião. Segundo o secretário, os itens apontados no documento serão avaliados e apesar de todas as ações da Segurança Pública em andamento, irá junto ao secretário de Segurança Pública Diógenes Curado, verificar a situação na fronteira. “Investimentos na área de Segurança foram sempre crescentes e a determinação do governador Blairo Maggi é que as políticas de segurança sejam atuantes em todos os municípios de Mato Grosso e possam garantir a construção da paz, a tranquilidade e com isso garantir a qualidade de vida das pessoas que vivem nesse Estado”, frisou o secretário.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública informou ainda que as bases do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) estão sendo reformadas e aguarda recursos do Governo Federal para concretizar a ampliação dos postos, que irá beneficiar inclusive as cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro. Os recursos da União fazem parte do projeto Polícia Especializada de Fronteira, que teve o Gefron como modelo por ser o único Estado a ter um grupo especial.

Participaram da reunião os prefeitos Newton Miotto (Pontes e Lacerda), Wagner Silveira (Vila Bela da Santíssima Trindade), Marcelo Berduschi (Comodoro), Jair Podavin (Conquista D’Oeste) e Valmir Moretto (Nova Lacerda).

Os deputados Antônio Azambuja, Wallace Guimarães e Mário Lúcio também acompanharam a discussão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota em rodovia no Médio Norte; dois feridos

O acidente de trânsito envolvendo um Fiat Uno branco,...

Queimada de grandes proporções quase atinge chácaras em Lucas do Rio Verde

O incêndio florestal ocasionou danos em área de preservação...

Identificada mulher encontrada morta às margens de rodovia no Nortão

Eliete Rosa Nascimento, de 41 anos, foi identificada pela...

Apostador de Colíder fatura quase R$ 100 mil na Milionária

O apostador de Colíder (156 km de Sinop) foi...
PUBLICIDADE