sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Nortão: cratera ameaça casas e é decretada situação de emergência

PUBLICIDADE

O aumento de uma erosão no perímetro urbano, bairro Sol Nascente, agravado principalmente pelas chuvas dos primeiros meses do ano, levou o município de Itaúba (107km de Sinop) a decretar mais uma vez situação de emergência para a região afetada. O Estado já homologou o decreto reconhecendo o problema. A decisão deve ‘facilitar’ a busca de recursos para controlar o problema.

De acordo com o secretário de Planejamento e Fazenda, Clóvis Eduardo Murari, a situação de emergência é válida para o ponto compreendido entre a avenida Perimetral e rua Madre Bárbara Maix. A cratera ameaça residências.

Há pelo menos três anos o problema persiste mas, nos últimos meses, piorou. “Com as chuvas que aconteceram nos meses de janeiro e fevereiro ela se agravou e interrompeu a avenida Perimetral. Ela tem mais de 5 metros de profundidade, com até 200 metros de comprimento por 30 de largura”, declarou, ao Só Notícias.

O Poder Executivo estima ser necessário R$1,4 milhão para recuperar a área afetada. A erosão fica próxima a um rio e já provocou o assoriamento. “Quando chove a água passa por cima da BR-163”, descreveu o secretário. Não é a primeira vez que o poder público precisa decretar situação de emergência devido ao avanço da mesma erosão, iniciada a partir do rompimento de galerias de água.

Ainda nesta sexta-feira o Estado homologou situação de emergência para Cotriguaçú e Nova Santo Antônio.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...

Carros ficam danificados após colisão em avenida de Nova Mutum

O acidente de trânsito entre uma Fiat Strada Working...

Caminhonete sobe em canteiro e bate em árvores em Sinop; um ferido

Uma Toyota Hilux branca bateu em duas árvores no...
PUBLICIDADE