PUBLICIDADE

Fuga de acusado reforça manutenção de prisão preventiva em MT

PUBLICIDADE

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou pedido de liberdade, nos autos do Habeas Corpus no 27496/2009, a um acusado (que estava foragido) da prática de tentativa de homicídio qualificado no município de Pedra Preta. Ele alegou ausência dos fundamentos da segregação cautelar (prisão) e primariedade. O advogado do paciente amparou o pedido no art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal, e 647 e seguintes, do Código de Processo Penal (que amparam pedido de habeas corpus). O intento foi contra decisão do Juízo da Vara Única Criminal da Comarca de Pedra Preta, que decretou a prisão do acusado.

Constam dos autos, que o paciente foi denunciado em 21/12/2008, permanecendo foragido até 26/1/2009. O relator desembargador José Luiz de Carvalho destacou as ressalvas apontadas pelo Juízo de Primeira Instância, que para garantir a ordem pública e aplicação da lei penal, determinou prisão cautelar do acusado após constatar periculosidade deste ao convívio social, conforme o artigo 312 do Código de Processo Penal.

O relator considerou a decisão original sem vícios de ilegalidade. Destacou ser de responsabilidade do Juízo da comarca a análise da materialidade e dos indícios de autoria, a presença concreta de um dos pressupostos que autorizam a prisão antecipada, por estar no local onde o crime foi praticado e por conhecer as pessoas nele envolvidas. No caso em análise, conforme o desembargador, não havia dúvidas dos requisitos para a manutenção da prisão, já que o acusado estava foragido. O relator destacou ainda que o fato de possuir família e residência fixa, não constitui motivo para concessão da liberdade provisória, alegados pela defesa.

O voto do relator foi confirmado pelos integrantes da câmara julgadora desembargadores Luiz Ferreira da Silva, como primeiro vogal e José Jurandir de Lima, segundo vogal.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem 38 incêndios florestais neste domingo

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu...

Santa Carmem recebe mutirão da cidadania com serviços gratuitos

Moradores de Santa Carmem (40 km de Sinop) receberam,...

Novo centro

Foi inaugurado, há pouco, o novo prédio do Centro...
PUBLICIDADE