PUBLICIDADE

Novas regras de manejo florestal devem inibir o desmatamento

PUBLICIDADE

A partir de agora, os nove Estados da Amazônia Legal vão ter que cumprir o mesmo limite de extração da madeira pelo manejo florestal da região. Antes, as regras de exploração não deixavam claros os critérios para cada local.

De acordo com a nova resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), normas técnicas como a intensidade de exploração da floresta e o diâmetro mínimo para corte terão que ser obedecidas. Com isso, o governo pretende orientar sobre a melhores formas de fazer o manejo florestal e minimizar os impactos ao meio ambiente.
“Antes alguns Estados autorizavam a exploração de mais de 30 metros cúbicos de madeira por hectare. Hoje, não. Essa norma estabelece qual o tamanho e prazo máximo que pode retirar a madeira”, explica o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel.

A mudança nas regras de manejo florestal foi definida a partir de sugestões de segmentos envolvidos na atividade, como madeireiros, empresários e as secretarias estaduais de meio ambiente. Hummel ressalta que ter uma norma geral para todos os Estados da Amazônia também é importante para o desenvolvimento econômico da região.

As novas normas de manejo florestal estão previstas na lei de crimes ambientais e quem não cumpri-las está sujeito a penalidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE