PUBLICIDADE

Sete processos de desapropriação de terras em MT podem ser anulados

PUBLICIDADE

Os 7 processos de desapropriação de terra apontados como fraudulentos pelo Ministério Público Federal na última operação da Polícia Federal podem ser extintos. Vai depender da confirmação das irregularidades a partir do trabalho feito pela auditoria no Incra em Mato Grosso. No total, 21 processos estão na berlinda, pois além dos citados, estão outros 14, que estão em trâmite e serão suspensos. O número ainda pode chegar a 200, que é o total de desapropriações feitas desde o ano de 2006 com vestígios de ilegalidades.

Segundo o procurador Mário Lúcio Avelar, dos 7 primeiros, cerca de R$ 7 milhões em indenizações fraudulentas já foram pagos aos proprietários, de um total avaliado em aproximadamente R$ 25 milhões. O dinheiro deverá ser recuperado judicialmente. A exemplo deste caso, outras ações serão ajuizadas no sentido de recuperar o dinheiro desviado. “São muitos milhões”.

O encaminhamento foi tomado durante reunião entre o procurado Avelar, o auditor chefe Emilson Roloff, Celso Lacerda e a procuradora Renata Dávila. Após o encontro, o procurador comparou a desorganização e falta de credibilidade da superintendência do Incra à atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que em sua avaliação “melhorou muito” nos últimos anos. “Nós acreditamos que a partir deste momento o Incra vai adotar as providências necessárias para normalizar a situação”.

Conforme o auditor chefe, a portaria que determinou a realização da auditoria estabelece que a conclusão dos trabalhos seja feita em 60 dias. No entanto, a finalização vai depender do andamento das investigações e do que for encontrado na apuração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado foi registrada em Sinop, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Unemat Sinop oferta 81 vagas em quatro mestrados profissionais

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus...

Vereador morre eletrocutado em fazenda de Mato Grosso

O vereador de Figueirópolis D’Oeste (388 km de Cuiabá),...
PUBLICIDADE