PUBLICIDADE

Apreendidos mais de 400kg de pescado irregular no Médio Norte

PUBLICIDADE

Fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Regional de Tangará da Serra e uma equipe da Polícia Militar – Núcleo de Policiamento Ambiental de Barra do Brugres apreenderam hoje de manhã, 498 quilos de filé de pintado fresco. A apreensão foi feita na estrada que dá acesso a aldeia dos índios Umutina. Esta é a terceira apreensão de pescado irregular na aldeia desde novembro, quando teve início a piracema. Na semana passada foram apreendidos 350 quilos e, em outra operação mais 177 quilos de pescado irregular.

Em novembro, numa reunião realizada em Barra do Brugres com a presença de representantes do Ministério Público, da Prefeitura, Sema, FUNAI, Ibama, Empaer e Secretaria de Educação foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) provisório com os índios, onde estava previsto o repasse pela Prefeitura de R$ 180 mil (em parcelas), provenientes do ICMS Ecológico – em função da Área de Preservação Permanente (APP), de 28 mil hectares nas terras indígena. Esse dinheiro seria investido em projetos alternativos como fruticultura e criação de galinhas, que garantissem a subsistência dos cerca de 400 índios na época da piracema. Segundo informações do coordenador de Fiscalização, o dinheiro não foi repassado e os índios retomaram a pesca depredatória na região.

Na operação foram detidos dois atravessadores Ronie Paterson Teles (27) e Mauricio Francisco Costa da Silva (19). Os dois foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil de Barra do Bugres e a Polícia Federal foi acionada já que o pescado irregular foi apreendido em terras indígenas.

Segundo informação da equipe que participou da operação o pescado estava sendo conduzido em um veículo Voyage preto, para Cáceres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado foi registrada em Sinop, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Unemat Sinop oferta 81 vagas em quatro mestrados profissionais

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus...

Vereador morre eletrocutado em fazenda de Mato Grosso

O vereador de Figueirópolis D’Oeste (388 km de Cuiabá),...
PUBLICIDADE