PUBLICIDADE

MPF recomenda que Arcanjo deixe presídio federal de Campo Grande

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) de Mato Grosso do Sul recomendou que o ex-comendador João Arcanjo Ribeiro seja transferido para outra penitenciária federal do país. Ele foi encaminhado para o Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande em 2007 e o prazo de permanência venceu em 29 de setembro. Enquanto Mato Grosso pleiteia a segunda renovação de permanência, a defesa do "Comendador" recorre ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que isso não ocorra.

Porém, o futuro de Arcanjo será definido pelo juiz federal da 5ª Vara de Campo Grande, Dalton Igor Kita Conrado, que deve avaliar o pedido e questionamentos nos próximos dias. O MPF entende que deve haver "circulação" dos presos, evitando a permanência em uma única unidade prisional. No país, há 4 penitenciárias federais.

STF – O argumento da defesa de Arcanjo ao STF é baseada na falta de amparo legal. O advogado alega que na época da transferência de seu cliente para Campo Grande, justificou-se o fato por uma possível ameaça de rebelião na Penitenciária Central, onde o acusado cumpria pena e poderia ser usado como refém. Em outubro de 2008, novo pedido foi feito prorrogando a permanência em MS por mais 1 ano, adotando-se como motivo a "periculosidade do preso, não só pela extensiva ficha criminal, como pela natureza dos delitos por ele perpetrados, inclusive hediondos".

A defesa afirma que nova renovação do prazo fere os princípios constitucionais relacionados ao direito à vida, à liberdade, à igualdade, à dignidade da pessoa humana, à reserva legal, à presunção de inocência, ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa. O relator do HC é o ministro Ayres Britto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE